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dc.creatorGouveia, Carla Regina Anunciação-
dc.date.accessioned2025-06-25T13:02:54Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T13:02:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Carla Regina Anunciação. A educação de jovens e adultos em São Luís: uma análise documental sobre a Modalidade no Plano Municipal de Educação e na Proposta Curricular - Marco Conceitual - da Rede Municipal de Ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia ) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5052pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5052-
dc.description.abstractThe study in this study consisted of an essay, which, in a brief and introductory form, enunciates a documentary analysis on the modality of Basic Education, Youth and Adult Education - EJA in the Municipal Plan of Education (2015) and in the Curricular Proposal - Conceptual Framework (2017) of the educational network of São Luís. This analysis was based on the historical, legal and guiding aspects of national education: Federal Constitution (1988), LDBEN No. 9394/96, the National Curricular Guidelines for Education of Youth and Adult, its opinions (2000; 2001), Current national and state education plans and other regulatory documents. The analysis procedures allowed to observe if the elaboration of the documents under review in this study was based on general principles that govern the modality at the national and state level. It is a review of the policies assumed by the municipal government, in theory, in these documents. A brief review of the literature contained in these documents, in their original versions. This review was also based on some authors such as Freire (1996; 1999), Sacristàn (1998; 2000), Brandão (2008), Paiva (1987), among others. The objective was only to prepare an analysis of the official documents, with the subsequent intention to improve it and have it as a reference for a later field investigation, about the feasibility of the same, in practice, from its homologation, in the scope of the subjects that constitute the management of the implementation of these devicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProposta Curricularpt_BR
dc.subjectModalidade EJApt_BR
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCurricular Proposalpt_BR
dc.subjectEJA Modalitypt_BR
dc.subjectMunicipal Education Planpt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos em São Luís: uma análise documental sobre a Modalidade no Plano Municipal de Educação e na Proposta Curricular - Marco Conceitual - da Rede Municipal de Ensinopt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult education in São Luís: a documentary analysis on the Modality in the Municipal Education Plan and in the Curricular Proposal - Conceptual Framework - of the Municipal Education Networkpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Terezinha de Jesus Amaral da-
dc.description.resumoO estudo em referência neste trabalho consistiu em um ensaio, que de forma breve e introdutória, enuncia uma análise documental sobre a modalidade de Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos – EJA no Plano Municipal de Educação (2015) e na Proposta Curricular – Marco Conceitual (2017) da rede de ensino de São Luís. Esta análise fundamentou-se nos aspectos históricos, legais, orientadores da educação nacional: Constituição Federal (1988), LDBEN Nº 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, seus pareceres (2000; 2001), Os planos nacional e estadual da educação atuais e outros documentos regulatórios. Os procedimentos de análise permitiram observar se a elaboração dos documentos em revisão neste estudo foi pautada nos princípios gerais que regem a modalidade em nível nacional e estadual. Trata de uma revisão das políticas assumidas pelo governo municipal, em tese, nestes documentos, fazendo assim uma breve revisão da literatura. Essa revisão baseou-se também em alguns autores como Freire (1996; 1999), Sacristàn (1998; 2000), Brandão (2008), Paiva (1987), dentre outros. Objetivou-se tão somente a elaborar uma análise dos documentos oficiais, com a pretensão posterior de aprimorá-la e tê-la como referência para uma posterior investigação de campo, sobre a viabilidade dos mesmos, na prática, desde a sua homologação, no âmbito dos sujeitos que constituem a gestão da implementação destes dispositivospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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