Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5027
Título: A pedagogia hospitalar no contexto do curso de pedagogia da UEMA: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Hospital pedagogy in the context of the UEMA pedagogy course: an experience report
Autor(es): Oliveira, Maria de Jesus de Sousa
Orientador: Gomes, Albiane Oliveira
Membro da Banca: Reis , Cinthia Regina Nunes
Membro da Banca: Silva , Heline Maria Furtado
Data do documento: 2025-06-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de apresentar as ações pedagógicas desenvolvidas no processo da continuidade escolar da criança e do adolescente em tratamento de saúde, tendo como referência o Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos/ Hospital da Criança. Toma-se como ponto de partida conhecer a trajetória histórica da Pedagogia Hospitalar, bem como compreender a atuação do trabalho pedagógico desenvolvido na brinquedoteca do Hospital in locus, numa perspectiva de transformação social na busca da humanização dos alunos-pacientes. Utiliza-se como enfoque metodológico a pesquisa qualitativa e bibliográfica, especificamente nos estudos de Elizete Matos e Margarida Mugiatti (2009), utilizando conceitos-ferramentas como pedagogia hospitalar, humanização, classe hospitalar, práticas pedagógicas e formação docente. Conclui-se a pesquisa com um relato de experiência através de um projeto pioneiro da UEMA na disciplina Estágio Supervisionado em Áreas Específicas
Resumo: The present work aims to present the pedagogical actions developed in the process of the school continuity of the child and adolescent in health treatment, having as reference the Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos / Hospital da Criança. It is taken as a starting point to know the historical trajectory of Hospital Pedagogy, as well as to understand the performance of pedagogical work developed in the toy library of hospital in locus, from a perspective of social transformation in the search for the humanization of patient students. Qualitative and bibliographic research is used as a methodological approach, specifically in the studies by Elizete Matos and Margarida Mugiatti (2009), using tool concepts such as hospital pedagogy, humanization, hospital class, pedagogical practices and teacher education. The research was completed with an experience report through a pioneering Project of UEMA in the discipline Supervised Internship in Specific Areas
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar
Pedagogo
Prática Pedagógica
Classe Hospitalar
Hospital pedagogy
Pedagogy
Pedagogical practice
Hospital class
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA DE JESUS DE SOUSA OLIVEIRA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019 (1).pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.