Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5024
Título: | Gamificação e História: A ludicidade em prática na aprendizagem de História na Unidade de Ensino Básico Doutora Maria Alice Coutinho |
Autor(es): | Neves, Anne Louise Wolff |
Orientador: | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Martins, Dayse Marinho |
Membro da Banca: | Messias, Bianca Trindade |
Data do documento: | 2024-08-22 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal explorar a eficácia da gamificação no ensino de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, localizada na cidade de São Luís/MA. A pesquisa foi estruturada em três fases, incluindo a aplicação de um questionário inicial, um questionário final e a implementação de um jogo educativo desenvolvido na plataforma Wordwall, intitulado "Trilha dos Fatos e Eventos Históricos". O jogo foi projetado para capturar a atenção dos alunos e promover a imersão no conteúdo histórico, com o intuito de melhorar a motivação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e possibilitar a construção do conhecimento histórico. Os resultados indicaram que a gamificação aumentou a motivação dos alunos, melhorou a atenção e o engajamento no aprendizado da História. A atividade foi bem avaliada pelos estudantes, que expressaram desejo de utilizar o jogo novamente e recomendá-lo a colegas. Por fim, a investigação conclui que a gamificação é uma ferramenta pedagógica valiosa para o ensino de História, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. |
Resumo: | El presente estudio tuvo como objetivo principal explorar la eficacia de la gamificación en la enseñanza de Historia para alumnos de 6º grado de la Educación Primaria de la U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, ubicada en la ciudad de São Luís/MA. La investigación se estructuró en tres fases, incluyendo la aplicación de un cuestionario inicial, un cuestionario final y la implementación de un juego educativo desarrollado en la plataforma Wordwall, titulado "Trilha dos Fatos e Eventos Históricos". El juego fue diseñado para captar la atención de los alumnos y promover la inmersión en el contenido histórico, con el fin de mejorar la motivación de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje y posibilitar la construcción del conocimiento histórico. Los resultados indicaron que la gamificación aumentó la motivación de los alumnos, mejoró la atención y el compromiso en el aprendizaje de la Historia. La actividad fue bien evaluada por los estudiantes, quienes expresaron el deseo de utilizar el juego nuevamente y recomendarlo a sus compañeros. Finalmente, la investigación concluye que la gamificación es una herramienta pedagógica valiosa para la enseñanza de Historia, haciendo el proceso de aprendizaje más dinámico y atractivo. |
Palavras-chave: | Ensino de História Unidade de Ensino Básico Doutora Maria Alice Coutinho São Luís Jogos didáticos - Trilha dos fatos e eventos Históricos Imersão do conteúdo histórico Gamificação Jogos Plataforma Wordwall Jogo Educativo Conhecimento histórico Teaching History Doctor Maria Alice Coutinho Basic Education Unit São Luís Educational games - Trail of historical facts and events Historical content immersion Gamification Games |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANNE LOUISE WOLFF NEVES.pdf | PDF A | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.