Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Anne Louise Wolff-
dc.date.accessioned2025-06-16T18:20:00Z-
dc.date.available2025-06-16-
dc.date.available2025-06-16T18:20:00Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationNEVES, Anne Louise Wolff. Gamificação e História: A ludicidade em prática na aprendizagem de História na Unidade de Ensino Básico Doutora Maria Alice Coutinho. 2025. 63f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5024-
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo como objetivo principal explorar la eficacia de la gamificación en la enseñanza de Historia para alumnos de 6º grado de la Educación Primaria de la U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, ubicada en la ciudad de São Luís/MA. La investigación se estructuró en tres fases, incluyendo la aplicación de un cuestionario inicial, un cuestionario final y la implementación de un juego educativo desarrollado en la plataforma Wordwall, titulado "Trilha dos Fatos e Eventos Históricos". El juego fue diseñado para captar la atención de los alumnos y promover la inmersión en el contenido histórico, con el fin de mejorar la motivación de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje y posibilitar la construcción del conocimiento histórico. Los resultados indicaron que la gamificación aumentó la motivación de los alumnos, mejoró la atención y el compromiso en el aprendizaje de la Historia. La actividad fue bien evaluada por los estudiantes, quienes expresaron el deseo de utilizar el juego nuevamente y recomendarlo a sus compañeros. Finalmente, la investigación concluye que la gamificación es una herramienta pedagógica valiosa para la enseñanza de Historia, haciendo el proceso de aprendizaje más dinámico y atractivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectUnidade de Ensino Básico Doutora Maria Alice Coutinhopt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectJogos didáticos - Trilha dos fatos e eventos Históricospt_BR
dc.subjectImersão do conteúdo históricopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectPlataforma Wordwallpt_BR
dc.subjectJogo Educativopt_BR
dc.subjectConhecimento históricopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectDoctor Maria Alice Coutinho Basic Education Unitpt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectEducational games - Trail of historical facts and eventspt_BR
dc.subjectHistorical content immersionpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleGamificação e História: A ludicidade em prática na aprendizagem de História na Unidade de Ensino Básico Doutora Maria Alice Coutinhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDNEVES, A. L. W.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928502614675963pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Dayse Marinho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3774-7824pt_BR
dc.contributor.referee1IDMARTINS, D. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241320963943327pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Bianca Trindade-
dc.contributor.referee2IDMESSIAS, B. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097276648664823pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo principal explorar a eficácia da gamificação no ensino de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, localizada na cidade de São Luís/MA. A pesquisa foi estruturada em três fases, incluindo a aplicação de um questionário inicial, um questionário final e a implementação de um jogo educativo desenvolvido na plataforma Wordwall, intitulado "Trilha dos Fatos e Eventos Históricos". O jogo foi projetado para capturar a atenção dos alunos e promover a imersão no conteúdo histórico, com o intuito de melhorar a motivação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e possibilitar a construção do conhecimento histórico. Os resultados indicaram que a gamificação aumentou a motivação dos alunos, melhorou a atenção e o engajamento no aprendizado da História. A atividade foi bem avaliada pelos estudantes, que expressaram desejo de utilizar o jogo novamente e recomendá-lo a colegas. Por fim, a investigação conclui que a gamificação é uma ferramenta pedagógica valiosa para o ensino de História, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANNE LOUISE WOLFF NEVES.pdfPDF A1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.