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Título: A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro (TEA) no município de Itapecuru-Mirim: com a palavra, os professores de língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): The school inclusion of students with spectrum disorder (ASD) in the municipality of Itapecuru-Mirim: the Portuguese language teachers speak
Autor(es): Silva, Layane Matias
Orientador: Dias, Walquiria Pereira da Silva
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo de estudo investigar os maiores desafios de profissionais de Língua Portuguesa no processo de ensino aprendizagem de alunos com TEA no município de Itapecuru-mirim e aprofundou os dados em análises minuciosas, tornando possível alcançar possíveis hipóteses que servem de pilares para alguns desafios vivenciados. O estudo localiza-se dentro da área de "Ensino de Língua Portuguesa" por referir-se as dificuldades no ensino e consequentemente no aprendizado na unidade de estudo em análise para alunos com TEA, tendo como subárea a Educação Inclusiva Especial e como objeto de estudo professores de Língua Portuguesa que lecionam na rede pública de ensino e têm em suas salas alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que se encontra dentro da categoria de Transtorno Global do desenvolvimento (TGD). A pesquisa ocorreu fundada em uma metodologia qualitativa, na qual todos os dados analisados foram os relatos dos professores da rede pública de ensino, sem a preocupação de dados quantitativos ou estruturados. A composição teórica contou com a contribuição de renomados pesquisadores das áreas em questão como Libâneo (1994), Lopes (2007) e outros grandes teóricos. Este estudo analisou quais são as dificuldades dos professores de Língua Portuguesa para com alunos autistas. Ao longo das análises foi perceptível que os empecilhos vivenciados pelos professores também envolvem ideologias exclusivas.
Resumo: The present study aimed to investigate the greatest challenges faced by Portuguese Language professionals in the teaching and learning process of students with ASD in the city of Itapecuru-mirim and analyzed the data in depth, making it possible to reach possible hypotheses that serve as pillars for some challenges experienced. The study is located within the area of ​​"Portuguese Language Teaching" because it refers to the difficulties in teaching and consequently in learning in the study unit under analysis for students with ASD, with the subarea being Special Inclusive Education and the object of study being Portuguese Language teachers who teach in the public school system and have students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in their classes, a condition that falls within the category of Global Developmental Disorder (GDD). The research was based on a qualitative methodology, in which all the data analyzed were reports from teachers in the public school system, without concern for quantitative or structured data. The theoretical composition included contributions from renowned researchers in the areas in question, such as Libâneo (1994), Lopes (2007) and other great theorists. This study analyzed the difficulties that Portuguese language teachers face when dealing with autistic students. Throughout the analysis, it was clear that the obstacles experienced by teachers also involve exclusive ideologies.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Autismo
Professores
Língua Portuguesa
Educação Especial
Inclusão de alunos
Formação Pedagógica
Teaching and learning
Autism
Teachers
Portuguese language
Special education
Student inclusion
Pedagogical training
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

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