Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5014
Título: Por uma nova episteme para ensino decolonizado de história e cultura afro-brasileira
Título(s) alternativo(s): For a new episteme for decolonized teaching of Afro-Brazilian history and culture
Autor(es): Silva, Frank Oliveira da
Orientador: Abreu, Eloy Barbosa de
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esse documento é o produto referente à dissertação de mestrado intitulada: POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: pensando as políticas educacionais antirracista a partir das vozes dos professores de História do IEMA. Para a realização dessa pesquisa de mestrado, foi feita uma entrevista (através do google forms) com quarenta e um professores de história pertencentes ao quadro do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, que fazem parte das trinta e quatro unidades existentes em todo o Maranhão, até o segundo semestre de 2023 e o resultado será aqui analisado, com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica uma perspectiva sobre a efetivação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede oficial de ensino. A lei 10.639/03 é, sem dúvidas, uma política educacional fundamental e um marco histórico em termos de política afirmativa. Entretanto, a sua efetivação nas práticas docentes está entremeada de obstáculos que se relacionam à formação dos professores, à material didático e à própria capacidade e interesse de todos os atores educacionais descontruírem e desnaturalizarem conceitos, diante de uma sociedade de profundo racismo estrutural.
Resumo: apagar
Palavras-chave: Ensino de história
Racismo
Deconolização
Diagnóstico
History teaching
Racism
Deconolization
Diagnosis
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Produtos Educacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUTO– FRANK OLIVEIRA DA SILVA – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF/A.1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.