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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Frank Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-06-13T21:40:23Z-
dc.date.available2025-06-13-
dc.date.available2025-06-13T21:40:23Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Frank Oliveira da. Por uma nova episteme para ensino decolonizado de história e cultura afro-brasileira. São Luís, 2024. 38 f.; il. Produto educacional da Dissertação: Por uma educação decolonial: pensando as políticas educacionais antirracista a partir das vozes dos professores de História do IEMA. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5014pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5014-
dc.description.abstractapagarpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relationhttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5007pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDeconolizaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectDeconolizationpt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.titlePor uma nova episteme para ensino decolonizado de história e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.title.alternativeFor a new episteme for decolonized teaching of Afro-Brazilian history and culturept_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Eloy Barbosa dept_BR
dc.description.resumoEsse documento é o produto referente à dissertação de mestrado intitulada: POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: pensando as políticas educacionais antirracista a partir das vozes dos professores de História do IEMA. Para a realização dessa pesquisa de mestrado, foi feita uma entrevista (através do google forms) com quarenta e um professores de história pertencentes ao quadro do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, que fazem parte das trinta e quatro unidades existentes em todo o Maranhão, até o segundo semestre de 2023 e o resultado será aqui analisado, com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica uma perspectiva sobre a efetivação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede oficial de ensino. A lei 10.639/03 é, sem dúvidas, uma política educacional fundamental e um marco histórico em termos de política afirmativa. Entretanto, a sua efetivação nas práticas docentes está entremeada de obstáculos que se relacionam à formação dos professores, à material didático e à própria capacidade e interesse de todos os atores educacionais descontruírem e desnaturalizarem conceitos, diante de uma sociedade de profundo racismo estrutural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Produtos Educacionais

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