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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Frank Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T21:40:23Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13 | - |
dc.date.available | 2025-06-13T21:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Frank Oliveira da. Por uma nova episteme para ensino decolonizado de história e cultura afro-brasileira. São Luís, 2024. 38 f.; il. Produto educacional da Dissertação: Por uma educação decolonial: pensando as políticas educacionais antirracista a partir das vozes dos professores de História do IEMA. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5014 | - |
dc.description.abstract | apagar | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.relation | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5007 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Deconolização | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Deconolization | pt_BR |
dc.subject | Diagnosis | pt_BR |
dc.title | Por uma nova episteme para ensino decolonizado de história e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | For a new episteme for decolonized teaching of Afro-Brazilian history and culture | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abreu, Eloy Barbosa de | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse documento é o produto referente à dissertação de mestrado intitulada: POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: pensando as políticas educacionais antirracista a partir das vozes dos professores de História do IEMA. Para a realização dessa pesquisa de mestrado, foi feita uma entrevista (através do google forms) com quarenta e um professores de história pertencentes ao quadro do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, que fazem parte das trinta e quatro unidades existentes em todo o Maranhão, até o segundo semestre de 2023 e o resultado será aqui analisado, com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica uma perspectiva sobre a efetivação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede oficial de ensino. A lei 10.639/03 é, sem dúvidas, uma política educacional fundamental e um marco histórico em termos de política afirmativa. Entretanto, a sua efetivação nas práticas docentes está entremeada de obstáculos que se relacionam à formação dos professores, à material didático e à própria capacidade e interesse de todos os atores educacionais descontruírem e desnaturalizarem conceitos, diante de uma sociedade de profundo racismo estrutural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Produtos Educacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PRODUTO– FRANK OLIVEIRA DA SILVA – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF/A. | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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