Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5009
Título: | A utilização de recursos didáticos do professor de matemática como ferramenta no processo de ensino – aprendizagem de alunos com transtornos do espectro autista |
Título(s) alternativo(s): | The use of teaching resources by mathematics teachers as a tool in the teaching-learning process of students with autism spectrum disorders |
Autor(es): | Barbosa, Layla Dannyelle Medeiros |
Orientador: | Rocha, Luiz Paulo Brito |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O estudo analisou os principais recursos pedagógicos matemáticos, bem como sua eficácia no que tange ao ensino aprendizagem de alunos com espectro autista. Nesse sentido, o papel do professor frente à inclusão do aluno com autismo envolve o acolhimento, o respeito e o reconhecimento da diversidade no ambiente escolar, favorecendo um aprendizado mais solido. Assim o estudo análisou fatores de suma relevancia acerca das características do sujeito autista para assim ressaltar que não basta o acolhimento, uma vez que um aluno autista necessita de condições efetivas de aprendizagem para assim desenvolver suas potencialidades, sendo necessário, que os sistemas de ensino se organizem para assegurar que ensino logre êxito. A assim o objetivo basilara foi analisar a importância da formação do professor no processo de inclusão na rede regular de ensino. E para alcançar os objetivos utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, ultilizando-se de artigos, revistas e monografias e outros. A formação do professor é fundamental para promover o ensino de matemática de forma inclusiva. Professores devem receber capacitação em estratégias pedagógicas inclusivas e em como adaptar o currículo para atender às necessidades de todos os alunos. |
Resumo: | The study analyzed the main mathematical pedagogical resources, as well as their effectiveness in terms of teaching and learning for students with the autistic spectrum. In this sense, the teacher's role regarding the inclusion of students with autism involves acceptance, respect and recognition of diversity in the school environment, favoring more solid learning. Thus, the study analyzed extremely relevant factors about the characteristics of the autistic subject in order to emphasize that the reception is not enough, since an autistic student needs effective learning conditions to develop his potentialities, being necessary that the education systems organize themselves to ensure that teaching is successful. Thus, the basic objective was to analyze the importance of teacher training in the process of inclusion in the regular teaching network. And to achieve the objectives a bibliographical research was used, using articles, magazines and monographs and others. Teacher training is essential to promote the teaching of mathematics in an inclusive way. Teachers should be trained in inclusive pedagogical strategies and how to adapt the curriculum to meet the needs of all students. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Matemática Transtorno do Espectro Autista Educação Especial Inclusive Education Mathematics Autistic Spectrum Disorder Special Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LAYLA DANNYELLE MEDEIROS BARBOSA - MATEMÁTICA LICENCIATURA CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2023.pdf | PDF A | 361.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.