Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Layla Dannyelle Medeiros-
dc.date.accessioned2025-06-13T13:46:42Z-
dc.date.available2025-06-13-
dc.date.available2025-06-13T13:46:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBARBOSA, Layla Dannyelle Medeiros. A utilização de recursos didáticos do professor de matemática como ferramenta no processo de ensino - aprendizagem de alunos com transtornos do espectro autista. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5009pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5009-
dc.description.abstractThe study analyzed the main mathematical pedagogical resources, as well as their effectiveness in terms of teaching and learning for students with the autistic spectrum. In this sense, the teacher's role regarding the inclusion of students with autism involves acceptance, respect and recognition of diversity in the school environment, favoring more solid learning. Thus, the study analyzed extremely relevant factors about the characteristics of the autistic subject in order to emphasize that the reception is not enough, since an autistic student needs effective learning conditions to develop his potentialities, being necessary that the education systems organize themselves to ensure that teaching is successful. Thus, the basic objective was to analyze the importance of teacher training in the process of inclusion in the regular teaching network. And to achieve the objectives a bibliographical research was used, using articles, magazines and monographs and others. Teacher training is essential to promote the teaching of mathematics in an inclusive way. Teachers should be trained in inclusive pedagogical strategies and how to adapt the curriculum to meet the needs of all students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.titleA utilização de recursos didáticos do professor de matemática como ferramenta no processo de ensino – aprendizagem de alunos com transtornos do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeThe use of teaching resources by mathematics teachers as a tool in the teaching-learning process of students with autism spectrum disorderspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, L. P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720405748367232pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisou os principais recursos pedagógicos matemáticos, bem como sua eficácia no que tange ao ensino aprendizagem de alunos com espectro autista. Nesse sentido, o papel do professor frente à inclusão do aluno com autismo envolve o acolhimento, o respeito e o reconhecimento da diversidade no ambiente escolar, favorecendo um aprendizado mais solido. Assim o estudo análisou fatores de suma relevancia acerca das características do sujeito autista para assim ressaltar que não basta o acolhimento, uma vez que um aluno autista necessita de condições efetivas de aprendizagem para assim desenvolver suas potencialidades, sendo necessário, que os sistemas de ensino se organizem para assegurar que ensino logre êxito. A assim o objetivo basilara foi analisar a importância da formação do professor no processo de inclusão na rede regular de ensino. E para alcançar os objetivos utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, ultilizando-se de artigos, revistas e monografias e outros. A formação do professor é fundamental para promover o ensino de matemática de forma inclusiva. Professores devem receber capacitação em estratégias pedagógicas inclusivas e em como adaptar o currículo para atender às necessidades de todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LAYLA DANNYELLE MEDEIROS BARBOSA - MATEMÁTICA LICENCIATURA CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2023.pdfPDF A361.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.