Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/49
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Márcio Henrique Baima | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T14:42:02Z | - |
dc.date.available | 2017-11-20T14:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/49 | - |
dc.description | 125 f.; il. Dissertação (Mestrado) – História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, 2017. Orientador: Prof. Dr. Alan Kardec Pachêco Filho | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o lugar da História do Maranhão no currículo da rede estadual de ensino do Maranhão. As escolas da rede de ensino CEJOL, Liceu e CEM. Cidade Operária I se constituíram em lócus da pesquisa. Atendendo as finalidades desse estudo utilizamos um conjunto de técnicas que, combinadas entre si, se ajustaram para alcançar os objetivos aqui propostos. Assim, definimos, como fontes para coletar informações, os documentos primários oficiais que deram sustentação a esse estudo foram, dentre os quais destacamos: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais – História, 1997; as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, de 2013; as Diretrizes Curriculares da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, de 2013; as Orientações Normativas para o Funcionamento Escolar da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, de 2015. Para o estudo do currículo, currículo de História, e ensino de História os trabalhos de Goodson (1995 e 1997), Valle (2014), Moreira e Silva (1994), Ciamp (2010), Silva e Fonseca (2010), Bittencourt (2009), Karnal (2010), Pinsky (2010), Guimarães (1988), Schmidt e Cainelli (2004) e Abud (2011) foram de suma importância. Quanto a discussão sobre os modelos curriculares construídas a respeito do ensino de História no Brasil, e o lugar ocupado pela História do Maranhão, do período em que foi disciplina até a atualidade, os estudos de Certeau (1982; 1989), Rüsen (2010; 2012), Guimarães (1988), Cerri (2011) de Martins (2014), Abud (2005), Bittencourt (2009), Hall (2015), Piletti e Piletti (2013) e Nagle (1977), Meinerz (2011) foram de grande valia. Para os fins dessa pesquisa, adotou-se o pressuposto historiográfico da Nova História, que possibilita uma maior abertura para análise das diversas fontes e práticas discursivas, e da aproximação da história com as outras áreas das ciências humanas, trazendo uma multiplicidade de abordagens, e que investiga o fato histórico inserido na conjuntura social e cultural (MACHADO, 1999, p. 189). No intuito de esclarecer os procedimentos de pesquisas adotados, se faz necessário descrevê-los. O recorte temporal da pesquisa, vai da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96 até o ano de 2016. São exatamente 20 anos de grandes transformações no campo educacional, onde acredita-se que os impactos da LDB já se fizeram sentir no cotidiano nas práticas escolares das redes públicas estaduais de ensino do Estado do Maranhão. Na fase inicial de coleta de dados, utilizamos o aplicativo “Formulário”, disponível no portal Google. O mesmo foi organizado com 10 questões fechadas de múltipla escolha, e direcionado a 42 profissionais da educação da rede pública do Estado que atuam no Ensino Médio. O objetivo da aplicação do questionário foi de coletar dados a respeito da produção científica e historiográfica maranhense no cotidiano de trabalho do público respondente, no caso, as escolas em que atuam. Quanto a técnica de pesquisa utilizada, optamos inicialmente pela pesquisa e análise documental (MICHALISZYN; TOMASINI, 2009), onde se fez uso se fez uso de fontes primárias e secundárias. Tal aproximação teórico-prática permitiu vislumbrar um o problema fundamental dessa pesquisa: a História do Maranhão vem sendo ministrada na rede pública estadual de ensino? Subjacente ao problema fundamental, surgem outras indagações: Como determinados conteúdos/disciplinas escolares são selecionados (as), reformulados, mantidas (os) ou silenciados? O Exame Nacional do Ensino Médio interferiu no ensino de História do Maranhão? Dessa forma, como objetivo fundamental da pesquisa, pretende-se investigar se o ensino de História do Maranhão se encontra no currículo oficial rede de ensino do Estado do Maranhão | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | História do Maranhão | pt_BR |
dc.title | A história do Maranhão no currículo do ensino médio (1996 – 2016) | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÁRCIO HENRIQUE BAIMA GOMES.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.