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dc.creatorCampos, Antônio Vinícius Garcia-
dc.date.accessioned2025-06-11T17:36:34Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-11T17:36:34Z-
dc.date.issued2015-12-07-
dc.identifier.citationCAMPOS, Antônio Vinícius Garcia. Estudo de caso em lubrificação de engrenagens de acionamento de moinhos de mineração. 2015. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4984pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4984-
dc.description.abstractThe mills used in mining are large and robust equipment that require high power for their operation, as the drive gears that have high load transmission, high contact friction generating heat, and therefore require constant attention of maintenance, especially lubrication, which must be appropriately. Lubrication is very important to prevent attrition, faults or breaks where there is friction between two metal surfaces such as the sides of the teeth of a gear pair. In ALUMAR had necessity to replace the grease of the drive gears in the bauxite mills, for an oil with excellent properties for this type of work; this in addition to being beneficial to gears is able to reduce lubrication costs of this equipment. The monograph show relevant parameters of replacing the grease in the oil, such as temperature, vibration and mass consumption, through various tests and technical reports analyzed using a historical tracking data with grease and after application of oil, which after the use of this new lubricant of gears, there was a reduction of temperature 7 ° C, and vibration and mass consumption was reduced by 50%, aiming at the validation and approval of new fluid for subsequent application in all other millspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLubrificaçãopt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectMoinhospt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectLubricationpt_BR
dc.subjectGearspt_BR
dc.subjectMillspt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.titleEstudo de caso em lubrificação de engrenagens de acionamento de moinhos de mineraçãopt_BR
dc.title.alternativeCase study on lubrication of drive gears of mining millspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Flávio Nunes-
dc.contributor.referee1Ribeiro filho, Paulo Roberto Campos Flexa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6066-1041pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595637715867456pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo José Agostini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1648420694724074pt_BR
dc.description.resumolubrificação é uma atividade muito importante para diminuir o atrito de superfícies em contato, assim reduzindo os desgastes e preservando as peças das máquinas. Os equipamentos utilizados na moagem de processamento de minério são os moinhos, que são grandes máquinas de alta potência, suas engrenagens de acionamento sofrem alta carga de transmissão, tem elevado atrito de contato, gerando muito calor nos flancos dos dentes, e por isso necessitam de atenção constante da manutenção, especialmente da lubrificação. Na ALUMAR, houve a oportunidade de substituição da graxa lubrificante das engrenagens de acionamento dos moinhos de bauxita por um óleo com propriedades especificas para este tipo de trabalho; este que além de ser benéfico para as engrenagens tem possibilidade de reduzir os custos de lubrificação destes equipamentos. O trabalho apresenta os parâmetros relevantes da substituição da graxa pelo óleo, como temperatura, vibração e consumo de massa, mediante vários testes e relatórios técnicos analisados por meio de um histórico de acompanhamento dos dados com a graxa e após a aplicação do óleo, que após o uso deste novo lubrificante das engrenagens, houve a redução da temperatura em 7º C, e da vibração e do consumo de massa que foi reduzido em 50%, objetivando a validação e aprovação deste novo fluido, para posterior aplicação em todos os outros moinhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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