Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Kaio Henrique Ferreira Nogueira-
dc.date.accessioned2025-06-10T19:12:05Z-
dc.date.available2025-06-10-
dc.date.available2025-06-10T19:12:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Kaio Henrique Ferreira. Análise dos efeitos da utilização do gás de hidrogênio em Veículos automotores. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4975pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4975-
dc.description.abstractThis work was developed, we are thinking in the renewable energy sector, for attesting the economy and increased power using the hydrogen gas as fuel in motor vehicles, mainly focusing on the hydrogen generator by electrolysis and the benefits of burning hydrogen as auxiliary fuel. Initially, it presents important information for understanding the study developed. This information will help you understand why the feasibility of using hydrogen as fuel cells in motor vehicles, in addition to the advantages of this fuel compared to others. Discusses properties of the hydrogen gas, electrolysis of water and internal combustion engines. For purposes of practical implication of the study, we present a case study conducted in a motor vehicle. Initially only with standard fuel, then use the hydrogen gas as auxiliary fuelpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCélulas de hidrogêniopt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectEnergias renováveispt_BR
dc.subjectTemperatura de autoigniçãopt_BR
dc.subjectExtensão de flamabilidadept_BR
dc.subjectExtinção de chamapt_BR
dc.subjectHydrogen cellspt_BR
dc.subjectRenewable energiespt_BR
dc.subjectFlammability rangept_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectAutoignition temperaturept_BR
dc.subjectAutoignition temperaturept_BR
dc.titleAnalise dos efeitos da utilização do gás de hidrogênio em Veículos automotorespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the effects of using hydrogen gas in Motor vehiclespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630106677416787pt_BR
dc.contributor.advisor1Alexandre, Alex Luís da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195734584947086pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Paulino Cutrim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891343223401498pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Marcos Selner Mesquita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896194354842001pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido, pensando-se no setor de energias renováveis, para a comprovação da economia e do aumento de potência com a utilização do gás hidrogênio como combustível em veículos automotores, principalmente focando nos geradores de hidrogênio por eletrólise e nos benefícios da queima do hidrogênio como combustível auxiliar. Inicialmente, apresenta-se informações importantes para a compreensão do estudo desenvolvido. Estas informações ajudarão a entender o porquê da viabilidade do uso de células de hidrogênio como combustível em veículos automotores, além das vantagens deste combustível em relação à outros. Discute-se as propriedades do gás hidrogênio, a eletrólise da água e os motores de combustão interna. Para efeito de comprovação prática do estudo realizado, apresenta-se um caso prático realizado em um veículo automotor. Inicialmente apenas com combustível padrão, em seguida utilizando o gás hidrogênio como combustível auxiliarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KAIO HENRIQUE FERREIRA NOGUEIRA - BEL. EM EN.MECÂNICA - CCT UEMA 2015.pdfPDF A1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.