Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4975
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Kaio Henrique Ferreira Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T19:12:05Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10 | - |
dc.date.available | 2025-06-10T19:12:05Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Kaio Henrique Ferreira. Análise dos efeitos da utilização do gás de hidrogênio em Veículos automotores. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4975 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4975 | - |
dc.description.abstract | This work was developed, we are thinking in the renewable energy sector, for attesting the economy and increased power using the hydrogen gas as fuel in motor vehicles, mainly focusing on the hydrogen generator by electrolysis and the benefits of burning hydrogen as auxiliary fuel. Initially, it presents important information for understanding the study developed. This information will help you understand why the feasibility of using hydrogen as fuel cells in motor vehicles, in addition to the advantages of this fuel compared to others. Discusses properties of the hydrogen gas, electrolysis of water and internal combustion engines. For purposes of practical implication of the study, we present a case study conducted in a motor vehicle. Initially only with standard fuel, then use the hydrogen gas as auxiliary fuel | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Células de hidrogênio | pt_BR |
dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
dc.subject | Energias renováveis | pt_BR |
dc.subject | Temperatura de autoignição | pt_BR |
dc.subject | Extensão de flamabilidade | pt_BR |
dc.subject | Extinção de chama | pt_BR |
dc.subject | Hydrogen cells | pt_BR |
dc.subject | Renewable energies | pt_BR |
dc.subject | Flammability range | pt_BR |
dc.subject | Energy efficiency | pt_BR |
dc.subject | Autoignition temperature | pt_BR |
dc.subject | Autoignition temperature | pt_BR |
dc.title | Analise dos efeitos da utilização do gás de hidrogênio em Veículos automotores | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the effects of using hydrogen gas in Motor vehicles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7630106677416787 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alexandre, Alex Luís da Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2195734584947086 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Paulino Cutrim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891343223401498 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Viana, Marcos Selner Mesquita | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6896194354842001 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido, pensando-se no setor de energias renováveis, para a comprovação da economia e do aumento de potência com a utilização do gás hidrogênio como combustível em veículos automotores, principalmente focando nos geradores de hidrogênio por eletrólise e nos benefícios da queima do hidrogênio como combustível auxiliar. Inicialmente, apresenta-se informações importantes para a compreensão do estudo desenvolvido. Estas informações ajudarão a entender o porquê da viabilidade do uso de células de hidrogênio como combustível em veículos automotores, além das vantagens deste combustível em relação à outros. Discute-se as propriedades do gás hidrogênio, a eletrólise da água e os motores de combustão interna. Para efeito de comprovação prática do estudo realizado, apresenta-se um caso prático realizado em um veículo automotor. Inicialmente apenas com combustível padrão, em seguida utilizando o gás hidrogênio como combustível auxiliar | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - KAIO HENRIQUE FERREIRA NOGUEIRA - BEL. EM EN.MECÂNICA - CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.