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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4971
Título: | Aplicando a ciberaprendizagem no ensino de História por meio do Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia |
Autor(es): | Costa, Victor Gabriel de Jesus Santos David |
Orientador: | Chaves, Monica Piccolo Almeida |
Membro da Banca: | Friderichs, Lidiane Elizabete |
Membro da Banca: | Andrade, Juliana Alves de |
Membro da Banca: | Silva, Fábio Henrique Monteiro |
Data do documento: | 2024-04-25 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A construção do site "Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia" se destaca como uma iniciativa muito importante para a problematização do ensino acerca de um acontecimento histórico traumático, porém frequentemente negligenciado nas esferas educacionais e midiáticas contemporâneas: a Guerrilha do Araguaia. Entre 1972 e 1974, militantes do PC do B e militares das forças armadas protagonizaram um conflito sangrento com fins trágicos não apenas para eles, mas também para trabalhadores rurais que viviam no palco do conflito; uma região agrária que interliga os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Este material visa suprir as demandas pedagógicas dos estudantes do 9º ano, assim como dos docentes e pesquisadores interessados no tema. Por meio da digitalização e disponibilização de recursos relacionados, o projeto busca estabelecer uma conexão entre a abordagem tradicional do ensino de história e as exigências atuais por instrumentos digitais. Ao embasar-se em diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular do Território Maranhense, e em Políticas de Educação Digital, bem como utilizar fontes como o jornal "A Classe Operária" e o Projeto "Orvil" como objetos fundamentais de pesquisa, esta dissertação propõe um trabalho pragmático que contempla tanto o ofício do fazer historiográfico quanto a prática pedagógica e cidadã no contexto contemporâneo. O foco recai não apenas na disponibilização dos documentos, mas também na análise crítica dos discursos e linguagens utilizados para interpretar os eventos da Guerrilha do Araguaia. Esta pesquisa, alinhada com os preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Ciberaprendizagem, argumenta que o Acervo Digital não apenas aprimora a experiência pedagógica, mas também impulsiona a produção acadêmica, criando um ambiente digital dinâmico que favorece a contínua atualização e aprofundamento do conhecimento histórico. Nesse sentido, a integração do Acervo Digital no meio acadêmico pode se tornar um ponto central para a dinamização de aulas no ensino básico, futuras conferências, publicações e a formação de grupos de pesquisa dedicados ao estudo da Guerrilha do Araguaia, promovendo um ciclo virtuoso de inovação e investigação historiográfica com a prática pedagógica do Ensino de História. |
Resumo: | The construction of the <Araguaia Guerrilla Digital Archive= website stands out as a very important initiative for problematizing the teaching of a traumatic historical event, yet often neglected in contemporary educational and media spheres: the Araguaia Guerrilla. Between 1972 and 1974, militants from PCdoB and military personnel from the armed forces staged a bloody conflict with tragic ends not only for themselves but also for rural workers living in the conflict zone; an agrarian region that interconnects the states of Maranhão, Pará, and Tocantins. This material aims to meet the pedagogical demands of 9th-grade students, as well as teachers and researchers interested in the topic. Through the digitalization and provision of related resources, the project seeks to establish a connection between the traditional approach to history teaching and the current demands for digital tools. By grounding itself in guidelines such as the National Common Curricular Base and the Maranhense Territory Curriculum Document, and in Digital Education Policies, as well as using sources like the newspaper "A Classe Operária" and the "Orvil" Project as fundamental research objects, this dissertation proposes a pragmatic and objective work that encompasses both the craft of historiographical making and the pedagogical and civic practice in the contemporary context. The focus is not only on the provision of documents but also on the critical analysis of the discourses and languages used to interpret the events of the Araguaia Guerrilla. This research, aligned with the principles of Historical-Critical Pedagogy and Cyberlearning, argues that the Digital Archive not only enhances the pedagogical experience but also boosts academic production, creating a dynamic digital environment that favors the continuous update and deepening of historical knowledge. In this sense, the integration of the Digital Archive into the academic environment can become a central point for the dynamization of classes in basic education, future conferences, publications, and the formation of research groups dedicated to the study of the Araguaia Guerrilla, promoting a virtuous cycle of innovation and historiographical investigation with the pedagogical practice of History Teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de História Guerrilha do Araguaia Ciberaprendizagem Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia Militantes - PC do B Militares - Forças aramadas Maranhão - Pará - Tocantins Educação no Maranhão Ensino fundamental - 9 ano Base Nacional Comum Curricular Documento Curricular do Território Maranhense Políticas de Educação Digital Ensino - TICs Jornal A Classe Operária Projeto Orvil Pedagogia Histórico-Crítica Acervo Digital - meio acadêmico Ensino básico Ascensão - militarismo Estado de exceção - Brasil History Teaching Araguaia Guerrilla Cyber learning Digital Archive of the Araguaia Guerrilla Activists - PC do B Military - Armed forces Maranhao - Pará - Tocantins Education in Maranhao Elementary school - 9th grade Common National Curriculum Base Curricular Document of the Maranhao Territory Digital Education Policies The Working Class Newspaper Orvil Project Historical-Critical Pedagogy Digital Collection - academic environment Basic education Rise - militarism State of exception - Brazil |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
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DISSERTAÇÃO - VICTOR GABRIEL DE JESUS SANTOS DAVID COSTA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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