Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4967
Título: Acolhimento em creches comunitárias e uma análise das práticas educativas com crianças da primeira infância
Título(s) alternativo(s): Reception in community daycare centers and an analysis of educational practices with early childhood children
Autor(es): Brandão, Marcela Silva
Orientador: Silva, Terezinha de Jesus Amaral da
Membro da Banca: Pereira, Diego Rodrigo
Membro da Banca: Silva, Wedson Jonas Barros
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo, sobre Acolhimento em creches comunitárias: uma análise das práticas educativas com crianças da primeira infância,consiste em um estudo desenvolvida a partir das experiências vivenciadas no Projeto de Extensão, do Programa Acolher, intitulado: Primeira Infância pra VaLER, com vigência de 2018 a 2019,que teve por objetivo analisar o atendimento e o acolhimento de crianças na creche comunitária João de Deus, juntamente com suas práticas educativas. Onde se pode também contribuircom ações de intervenção sócio pedagógicas e mediação de leitura, visando o desenvolvimento integral de crianças da Primeira Infância, atendidas em seu espaço. Assim, a partir de tais experiências, buscou-se, também, analisar a qualidades nesses espaços que oferecem essa educação a primeira infância, e como tais crianças são atendidas a partir da pratica dos professores. Para fundamentar a elaboração desta análise a metodologia utilizada consistiu em uma abordagem de pesquisa-ação, defendida por Pinzoh(2012), que se vincula a um formato de pesquisa qualitativa para possível transformação da realidade. Um estudo mais crítico acerca da abordagem histórica sobre infância e a educação infantil possibilitou uma maior compreensão acerca do contexto ao qual viriam surgir as creches bem como o surgimento de políticas públicas para atender a essa primeira infância. Autores como Ariés(1986), Kramer(1991), Kuhmann(1998), Sarmento(2007), Lajolo(2005), Mello(2007), Oliveira(2002) ajudaram no entendimento do percurso histórico do conceito de infância, e de todos os encalces sofridos para que a criança pudesse ser reconhecidas como um ser de direitos, que exige respeito e atenção.Os resultados da pesquisa mostram que as diferentes interações da criança com o meio, as variedades de atividades a elas oferecidas e o carinho e afeto a elas demostrado traz resultados positivos e significativos para o seu pleno desenvolvimentos, em áreas que extrapolam o lado cognitivo, sendo visível também no campo afetivo e social
Resumo: The present study, about Community Day Care: an analysis of the educational practices with children of early childhood, consists of a study developed from the experiences lived in the Extension Project of the Welcome Program, entitled: Early Childhood for VaLER, with 2018 to 2019, which aimed to analyze the care and reception of children in the João de Deus community nursery, together with their educational practices. Where it can also contribute with actions of socio-pedagogical intervention and reading mediation, aiming at the integral development of early childhood children, cared for in their space. Thus, from these experiences, we also sought to analyze the qualities in these spaces that offer this early childhood education, and how such children are attended from the practice of teachers. To support the elaboration of this analysis the methodology used consisted of an action research approach, defended by Pinzoh (2012), which is linked to a qualitative research format for a possible transformation of reality. A more critical study of the historical approach to childhood and early childhood education provided a greater understanding of the context in which day care centers would emerge, as well as the emergence of public policies to address this early childhood. Authors such as Ariés (1986), Kramer (1991), Kuhmann (1998), Sarmento (2007), Lajolo (2005), Mello (2007), Oliveira (2002) helped to understand the historical course of the concept of childhood, and all of them. the trials suffered so that the child could be recognized as a being of rights, which requires respect and attention. The research results show that the different interactions of the child with the environment, the variety of activities offered to them and the affection and affection to the child. They have shown positive and significant results for their full development, in areas that go beyond the cognitive side, being visible also in the affective and social field
Palavras-chave: Primeira Infância
Creche
Acolhimento
Creches comunitárias
Projeto de Extensão
Práticas educativas
Early Childhood
Reception
Extension Project
Daycare
Community daycare
Educational practices
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARCELA SILVA BRANDÃO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.