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Título: (Sobre) vivências da fábrica à escola: memórias e registros de professoras do Rio Anil em São Luís- MA entre os anos de 1994 e 2018 à luz de um museu virtual educativo para pesquisa histórica
Autor(es): Divino, Cláudia Roberta dos Anjos
Orientador: Ribeiro, Jakson dos Santos
Membro da Banca: Melo, Salania Maria Barbosa
Membro da Banca: Abrantes, Elizabeth Sousa
Membro da Banca: Corrêa, Helidacy Maria Muniz
Data do documento: 2024-07-19
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo busca investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem, objetivando questionar sobre a relação entre as vivências de professoras com o processo histórico ocorrido na antiga Fábrica do Rio Anil e a perspectiva social e educacional desenvolvida nesse período de transição para o IEMA Pleno Rio Anil. A proposta da pesquisa é relevante, pois questionamentos foram estabelecidos com o intuito de alcançar o objetivo desejado, dentre eles, compreender a dimensão dessas vivências destas professoras do Rio Anil como fontes de pesquisa histórica, identificando, assim, as transformações estabelecidas a partir dessas experiências vivenciadas no CINTRA na perspectiva socioeducacional, além de enriquecer o entendimento da dimensão dessas narrativas de vida, como fonte de pesquisa histórica. O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento pedagógico de auxílio no processo ensino-aprendizagem? Tal abordagem se justifica como possiblidade de reflexão docente sobre a práxis pedagógica, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. A base teórica utilizada nesta pesquisa está alicerçada nos estudos de Halbwachs (1990), Pollak (1989), Alberti (2012), Caldeira (1988), Delgado (2003), Itapary (1995), Levy (1996), Melo (1990), dentre outros que contribuirão para o embasamento deste estudo. Num primeiro momento, buscou-se mapear os sujeitos históricos, na figura de professoras que participaram do processo educativo do antigo CINTRA, além de realizar o levantamento em jornais, revistas, fotografias e no acervo pessoal destas professoras, em seguida, se realizou a entrevista qualitativa estruturada após o mapeamento dessas profissionais, buscando analisar a importância dessas agentes sociais nesse processo educacional. Almeja-se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente
Resumo: The present study seeks to investigate the potential of the inclusion of Virtual Museums in the teaching/learning process, aiming to question the relationship between the life narratives of teachers with the historical process that took place in the old Fábrica do Rio Anil and the social and educational perspective developed in this transition period for IEMA Pleno Rio Anil. The research proposal is relevant, as questions were established with the aim of achieving the desired objective, among them, understanding the dimension of the life narratives of Rio Anil teachers as sources of historical research, thus identifying the transformations established from these experiences experienced at CINTRA from a socio-educational perspective, in addition to enriching the understanding of the dimension of these life narratives as a source of historical research. Can the virtual museum be used at school as a pedagogical instrument to aid the teaching-learning process? This approach is justified as a possibility for teaching reflection on pedagogical praxis, searching for alternatives that value collaborative and multidisciplinary work. The theoretical basis used in this research is based on the studies of Halbwachs (1990), Pollak (1989), Alberti (2012), Caldeira (1988), Delgado (2003), Itapary (1995), Levy (1996), Melo (1990), among others who will contribute to the basis of this study. Initially, sought to map the historical subjects, in the figure of teachers who participated in the educational process of the old CINTRA, in addition to carrying out the survey in newspapers, magazines, photographs and in the personal collection of these teachers, then a structured qualitative interview was carried out after mapping these professionals, seeking to analyze the importance of these social agents in this educational process. Longed for therefore, that the research presented here contributes to the debates that involve not only. the creation of virtual museums at school, but also the training of reflective professionals as a path to transforming teaching practice
Palavras-chave: Ensino de História
Memória
Museu virtual
Ensino - aprendizagem
Práxis pedagógicas
Fábrica do Rio Anil
IEMA Pleno Rio Anil
CINTRA
Centro Integrado Rio Anil
Educação maranhense
Pesquisa histórica
Nice Lobão
História do Maranhão
Produto educacional - Museu Virtual
Fundação Nice Lobão
Vida pessoal - professor
Vida profissional - professor
Educação básica - Maranhão
Docência
Perfil professores
History Teaching
Memory
Virtual museum
Teaching - learning
Pedagogical praxis
Rio Anil Factory
IEMA Full Rio Anil
Rio Anil Integrated Center
Maranhao education
Historical research
History of Maranhao
Educational product - Virtual Museum
Nice Lobao Foundation
Personal life - teacher
Professional life - teacher
Basic education - Maranhão
Teaching
Teachers profile
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

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