Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4940
Título: A literatura infantil no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: uma abordagem a partir da obra "Malala e seu Lápis Mágico", de Malala Yousafzai
Autor(es): Oliveira, Ana Letícia Franco de
Orientador: Lima, Francisco Renato
Membro da Banca: Deus, Adélia Meireles de
Membro da Banca: Souza, Emanuella Geovana Magalhães de
Data do documento: 2025-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O estudo tematizou o processo de alfabetização no 1o ano do Ensino Fundamental, com foco na literatura infantil como instrumento nas práticas pedagógicas. Teve como objetivo geral, analisar como a utilização da obra “Malala e seu lápis mágico”, de Malala Yousafzai (2018), pode contribuir para o processo de alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, promovendo não apenas a aprendizagem da leitura e escrita, mas também o desenvolvimento de valores e consciência social. A escolha do tema se deu diante a preocupação em analisar e demonstrar como a literatura infantil, exemplificada pela obra de Malala Yousafzai (2018), pode ser integrada, de forma eficaz, na proposição de estratégias didático-pedagógicas no processo de alfabetização, promovendo uma aprendizagem significativa e envolvente. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva. O referencial teórico foi construído a partir da leitura de autores, como: Coelho (1986), Oliveira (1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Feijó (2010), Marcuschi (2010), Soares (2004, 2010, 2020), Zilberman (2003), entre outros; além de documentos curriculares e da legislação vigente. As leituras corroboram o quanto é importante compreender e demonstrar a relevância da literatura infantil no processo de alfabetização e que, na mesma proporção, o aprendizado da leitura e da escrita estimula a formação de valores culturais e o desenvolvimento da consciência social. Desse modo, as reflexões apresentadas neste estudo apontam que a articulação tanto do ponto de vista literário, quanto do pedagógico, incentivam não só o gosto pela leitura e pela literatura, como também, uma reflexão profunda sobre o impacto social e cultural da obra, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de maneira significativa e estimulam a reflexão crítica, a empatia e a compreensão social.
Resumo: The study focused on the literacy process in the 1st year of Elementary School, focusing on Children's Literature as an instrument in pedagogical practices. Its general objective was to analyze how the use of the work “Malala and her magic pencil”, by Malala Yousafzai (2018), can contribute to the literacy process in the 1st year of Elementary School, promoting not only the learning of reading and writing, but also the development of values and social awareness. The choice of the theme was based on the concern to analyze and demonstrate how children's literature, exemplified by the work of Malala Yousafzai (2018), can be integrated, effectively, in proposing didactic- pedagogical strategies in the literacy process, promoting a meaningful and engaging learning. For this, bibliographic research was used, of a qualitative and descriptive nature. The theoretical framework was constructed from reading authors such as: Coelho (1986), Oliveira (1996), Ferreiro and Teberosky (1999), Feijó (2010), Marcuschi (2010), Soares (2004, 2010, 2020), Zilberman (2003), among others; in addition to curricular documents and current legislation. The readings corroborate how important it is to understand and demonstrate the relevance of children's literature in the literacy process and that, in the same proportion, learning to read and write stimulates the formation of cultural values and the development of social awareness. Thus, the reflections presented in this study indicate that the articulation of both literary and pedagogical points of view encourages not only a taste for reading and literature, but also a deep reflection on the social and cultural impact of the work, contributing to develop reading and writing skills in a meaningful way and encourage critical reflection, empathy and social understanding.
Palavras-chave: Literatura infantil;
Children's literature
Alfabetização
Literacy
1º ano do Ensino Fundamental
1st year of Elementary School
Malala e seu Lápis Mágico
Malala and her Magic Pencil
Estratégias didático-pedagógicas
Didactic-pedagogical strategies
Leitura
Reading
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LETÍCIA FRANCO DE OLIVEIRA.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.