Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Letícia Gomes Vilar de-
dc.date.accessioned2025-06-02T16:45:51Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T16:45:51Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Letícia Gomes Vilar de. O ensino e a aprendizagem da matemática na escola – campo do Programa de Residência Pedagógica: um estudo de caso sobre o uso da metodologia de resolução de problemas. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4931pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4931-
dc.description.abstractThe problem-solving methodology is based on students8 mathematical understanding of a problem, given that mathematics is a science, therefore, the feeling of curiosity and investigation are linked to this methodology. In view of this, problems are a very common question when thinking about mathematics, because something needs to be solved, thinking, reflecting and acting are human dimensions that need to stand a position to overcome this adversity. The dialogue is another aspect also necessary for this method, because for the student, finally, to find the problematic solution, in a classroom context, to share their perspectives on this problem with their peers and the teacher is fundamental. In this sense, this paper aims to analyze the use of problem-solving methodology during teaching and learning in mathematics, in a 5th grade elementary school, in a public school in São Luís-MA. Therefore, this study is a qualitative approach research and case study, besides consisting of a bibliographic study, seen by some authors as Allevato and Onuchic (2014); Alro and Skovsmose (2010); Carvalho (2011); D'Ambrósio (1986, 2012) and Polya (2004); help substantiate the topic under discussion. In addition, to analyze the use of the problem-solving methodology for teaching and learning in mathematics, a questionnaire was prepared for three teachers, more observation as a resident of the Pedagogical Residency program. Therefore, the use of problem-solving methods is not very common in math classes, as a methodological possibility, or when it is possible to use, it was applied in the abrupt and unplanned way and the reflection on the use. Thus, to understand a problem-solving methodology as a methodological possibility, it also provides for the students with an understanding of mathematics within a historical and social context, not only as a discipline, but as a knowledge that is also practical and well in constant transformationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRede públicapt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTroubleshootingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectPublic networkpt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem da matemática na escola – campo do Programa de Residência Pedagógica: um estudo de caso sobre o uso da metodologia de resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning mathematics at school – field of the Pedagogical Residency Program: a case study on the use of problem-solving methodologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0516003899188664pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Fonseca da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891pt_BR
dc.contributor.referee1Rios, Maria de Fátima Serra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9744742016051262pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6492-7732pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072pt_BR
dc.description.resumoA metodologia de resolução de problemas tem como pressuposto a compreensão matemática pelos estudantes frente a um problema, haja vista a matemática ser uma ciência, consequentemente, o sentimento de curiosidade e investigação estão atrelados a esta metodologia. Em vista disso, problemas são uma questão muito frequente quando se pensa em matemática, uma vez que algo precisa ser solucionado, pensar, refletir e agir são dimensões humanas que precisam ser tomadas para a superação desta adversidade. O diálogo é outro aspecto também necessário para este método, pois para o estudante, enfim, encontrar a solução problemática, em um contexto de sala de aula, dividir suas perspectivas acerca deste problema com os seus colegas e o professor é fundamental. Neste sentindo, o presente trabalho objetiva tecer uma análise acerca do uso da metodologia de resolução de problemas durante o ensino e aprendizagem em matemática, em uma turma do 5° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública municipal de ensino de São Luís-MA. Dessa forma, o estudo se constitui na pesquisa de abordagem qualitativa e no estudo de caso, além de consistir em um estudo bibliográfico, visto alguns autores como Allevato e Onuchic (2014); Alro e Skovsmose (2010); Carvalho (2011); D8Ambrósio (1986, 2012) e Polya (2004); ajudarem a fundamentar o tema em discussão. Ademais, para analisar o uso da metodologia de resolução de problemas para o ensino e aprendizagem em matemática, foi elaborado um questionário para três professoras, mais a observação enquanto residente do programa de Residência Pedagógica. Assim sendo, observou-se que a metodologia de resolução de problemas não é muita utilizada nas aulas de matemática como uma possibilidade metodológica, ou quando se tentava utilizar, era aplicada de maneira abrupta e sem planejamento e reflexão quanto ao seu uso. Portanto, ao compreender a metodologia de resolução de problemas como uma possibilidade metodológica, é, também, propiciar, aos estudantes, o entendimento da matemática dentro de um contexto histórico e social, ao encará- la não somente como uma disciplina, mas como um conhecimento que também é prático e em constante transformaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETÍCIA GOMES VILAR DE ALBUQUERQUE - CECEN UEMA 2019....pdfPDF A813.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.