Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Iani Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-01T12:37:55Z-
dc.date.available2025-06-01-
dc.date.available2025-06-01T12:37:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Iani Vanessa da Silva. Estratégia para o consumo ou reconhecimento da diversidade? Análise de Discurso Crítico da representação identitária feminina na campanha da marca Dove. 2019. 64f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4927pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4927-
dc.description.abstractThis monographic research sought to historically analyze the representation of female identity in advertising, focusing on whether the diversity presented in the 2016 campaign <There is beauty outside the box=, by the cosmetics and personal hygiene products company Dove, is used to enhance female identity or as a form of consumption strategy. Thus, it analyzed how women were portrayed in advertising, both verbally and through images, as well as discussing the ideological meanings displayed, and whether these reinforce or refute current aesthetic standards. Thus, the research is theoretically based on Critical Discourse Analysis (CDA), since it concerns the issue of identity and the influence of mass media, which is why Fairclough's Three-Dimensional Discourse Analysis (2001) was used. In addition to the ADC, this study was also based on authors who address the topic in question, such as: Gonçalez (2009), Hall (2006), Fischer (2007), and is also a descriptive study that was anchored in a deductive method. The purpose of this work was to encourage a more critical interpretation of the discourses that expose female identity diversity, since advertisements are present in mass media, enabling models of identification and behavior, reinforcing or minimizing stereotypes. It was noted that, despite the Dove campaign trying to break stereotypes, there are still veiled normative discourses that are related to the female beauty standard. This research aims to intervene in reality by proposing the construction of a lesson plan in the educational area, as well as to encourage researchers to carry out other work on this topic, with a view to contributing to the awareness of breaking stereotypes still seen in today's society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectADCpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPadrão de belezapt_BR
dc.subjectDiscurso críticapt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.subjectIrrealpt_BR
dc.subjectDiversidade identitáriapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectBeauty standardpt_BR
dc.subjectCritical discoursept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.subjectUnrealpt_BR
dc.subjectIdentity diversitypt_BR
dc.titleEstratégia para o consumo ou reconhecimento da diversidade? Análise de Discurso Crítico da representação identitária feminina na campanha da marca Dovept_BR
dc.title.alternativeStrategy for consumption or recognition of diversity? Critical Discourse Analysis of female identity representation in the Dove brand campaignpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLIMA, I. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4085840511300522pt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Gercivaldo Vale-
dc.contributor.advisor1IDPEIXOTO, G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135582724531144pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa monográfica buscou analisar historicamente a representação da identidade feminina na publicidade, tendo como foco se a diversidade apresentada na campanha <Existe beleza fora da caixa=, no ano de 2016, da empresa de cosméticos e de produtos de higiene pessoal, da marca Dove, é usada como valorização da identidade feminina ou como forma de estratégia para o consumo. Assim, analisou-se como as mulheres foram retratadas na publicidade, tanto no modo verbal quanto imagético, bem como discutiu os sentidos ideológicos exibidos, e se esses reforçam ou refutam os padrões estéticos vigentes. Desta forma, a pesquisa tem como base teórica a Análise de Discurso Crítica (ADC), uma vez que diz respeito à questão da identidade e da influência dos veículos de massa, por isso utilizou-se a Análise Tridimensional do Discurso de Fairclough (2001). Além da ADC, este estudo também foi baseado em autores que abordam a temática em questão, como: Gonçalez (2009), Hall (2006), Fischer (2007), sendo ainda uma pesquisa de caráter descritivo e que se ancorou num método dedutivo. A proposta deste trabalho foi estimular a interpretação mais crítica dos discursos que expõem a diversidade identitária feminina, pelo fato dos anúncios serem presentes nas mídias de massa, possibilitando modelos de identificação e de comportamento, reforçando ou minimizando estereótipos. Percebeu-se que, apesar da campanha da Dove tentar quebrar estereótipos, ainda existem os discursos velados normatizadores que estão relacionados com o padrão de beleza feminino. Esta pesquisa tem a finalidade de intervir na realidade por meio da proposta da construção de um plano de aula na área educacional, bem como incentivar pesquisadores a realizarem outros trabalhos sobre essa temática, tendo em vista a contribuição à conscientização da quebra de estereótipo ainda visto na sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.