Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4916
Título: | O desenho como recurso pedagógico: estratégias metodológicas inovadoras para além doTradicionalismo |
Autor(es): | Silva, Lemoel Coelho Sousa Maia, Euzilene Santos Rodrigues, Gleyce Rejane |
Orientador: | Mendes, Waldelice Maria Ramos |
Membro da Banca: | Nascimento, Fagner Gomes |
Membro da Banca: | Ribeiro, Eliane Barbosa Ribeiro |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo apresentar o desenho como estratégias didático – pedagógica aos professores da Creche Tia Carmosa, localizada na cidade de Santa Inês, Estado do Maranhão. em vista de novas práticas que contribuam no desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas e sociais das crianças. Examinar e refletir sobre o percurso do desenho, e como esse vem sendo utilizado com recurso didático -pedagógico na sala de aula da educação infantil. Constatar as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos professores na sua prática pedagógica na Educação Infantil. Propor estratégias metodológicas inovadoras recursos didáticos para a prática do Desenho na sala de aula da Educação Infantil, através de oficinas. O diálogo teórico foi fundamentado nas obras de alguns autores: Vygotsky (2001,2007), LOWENFELD (1977), LUQUET (1969), entre outros, que discutem a relação do desenho com o desenvolvimento infantil. |
Resumo: | The aim of this work is to present drawing as a didactic-pedagogical strategy to teachers at Creche Tia Carmosa, located in the city of Santa Inês, in the state of Maranhão, in view of new practices that contribute to the development of children's cognitive, affective and social dimensions. To examine and reflect on the path of drawing, and how it has been used as a didactic-pedagogical resource in the early childhood education classroom. To verify the methodologies and teaching resources used by teachers in their teaching practice in Early Childhood Education. To propose innovative methodological strategies and teaching resources for the practice of Drawing in the Early Childhood Education classroom, through workshops. The theoretical dialogue was based on the works of some authors: Vygotsky (2001, 2007), LOWENFELD (1977), LUQUET (1969), among others, who discuss the relationship between drawing and child development. |
Palavras-chave: | Mediação pedagógica Psicomotricidade Criatividade na infância Desenvolvimento infantil Didática inovadora Educação infantil Desenho infantil Recursos pedagógicos Currículo da educação infantil Ludicidade Educação crítica Desenho como comunicação Ensino por oficinas Educação humanizadora Pedagogia contemporânea Arte-educação Inclusão escolar Política educacional Representação simbólica Currículo da educação infantil Ludicidade Educação crítica Creche Tia Carmosa Santa Inês-MA Pesquisa bibliográfica |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EUZILENE SANTOS MAIA_PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES-2024.2.pdf | PDFA | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.