Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4916
Título: O desenho como recurso pedagógico: estratégias metodológicas inovadoras para além doTradicionalismo
Autor(es): Silva, Lemoel Coelho Sousa
Maia, Euzilene Santos
Rodrigues, Gleyce Rejane
Orientador: Mendes, Waldelice Maria Ramos
Membro da Banca: Nascimento, Fagner Gomes
Membro da Banca: Ribeiro, Eliane Barbosa Ribeiro
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar o desenho como estratégias didático – pedagógica aos professores da Creche Tia Carmosa, localizada na cidade de Santa Inês, Estado do Maranhão. em vista de novas práticas que contribuam no desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas e sociais das crianças. Examinar e refletir sobre o percurso do desenho, e como esse vem sendo utilizado com recurso didático -pedagógico na sala de aula da educação infantil. Constatar as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos professores na sua prática pedagógica na Educação Infantil. Propor estratégias metodológicas inovadoras recursos didáticos para a prática do Desenho na sala de aula da Educação Infantil, através de oficinas. O diálogo teórico foi fundamentado nas obras de alguns autores: Vygotsky (2001,2007), LOWENFELD (1977), LUQUET (1969), entre outros, que discutem a relação do desenho com o desenvolvimento infantil.
Resumo: The aim of this work is to present drawing as a didactic-pedagogical strategy to teachers at Creche Tia Carmosa, located in the city of Santa Inês, in the state of Maranhão, in view of new practices that contribute to the development of children's cognitive, affective and social dimensions. To examine and reflect on the path of drawing, and how it has been used as a didactic-pedagogical resource in the early childhood education classroom. To verify the methodologies and teaching resources used by teachers in their teaching practice in Early Childhood Education. To propose innovative methodological strategies and teaching resources for the practice of Drawing in the Early Childhood Education classroom, through workshops. The theoretical dialogue was based on the works of some authors: Vygotsky (2001, 2007), LOWENFELD (1977), LUQUET (1969), among others, who discuss the relationship between drawing and child development.
Palavras-chave: Mediação pedagógica
Psicomotricidade
Criatividade na infância
Desenvolvimento infantil
Didática inovadora
Educação infantil
Desenho infantil
Recursos pedagógicos
Currículo da educação infantil
Ludicidade
Educação crítica
Desenho como comunicação
Ensino por oficinas
Educação humanizadora
Pedagogia contemporânea
Arte-educação
Inclusão escolar
Política educacional
Representação simbólica
Currículo da educação infantil
Ludicidade
Educação crítica
Creche Tia Carmosa
Santa Inês-MA
Pesquisa bibliográfica
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EUZILENE SANTOS MAIA_PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES-2024.2.pdfPDFA1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.