Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lemoel Coelho Sousa-
dc.creatorMaia, Euzilene Santos-
dc.creatorRodrigues, Gleyce Rejane-
dc.date.accessioned2025-05-30T00:41:29Z-
dc.date.available2025-05-29-
dc.date.available2025-05-30T00:41:29Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA,Lemoel Coelho Sousa; MAIA, Euzilene Santos; RODRIGUES, Gleyce Rejane. O desenho como recurso pedagógico: estratégias metodológicas inovadoras para além doTradicionalismo. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4916pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4916-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present drawing as a didactic-pedagogical strategy to teachers at Creche Tia Carmosa, located in the city of Santa Inês, in the state of Maranhão, in view of new practices that contribute to the development of children's cognitive, affective and social dimensions. To examine and reflect on the path of drawing, and how it has been used as a didactic-pedagogical resource in the early childhood education classroom. To verify the methodologies and teaching resources used by teachers in their teaching practice in Early Childhood Education. To propose innovative methodological strategies and teaching resources for the practice of Drawing in the Early Childhood Education classroom, through workshops. The theoretical dialogue was based on the works of some authors: Vygotsky (2001, 2007), LOWENFELD (1977), LUQUET (1969), among others, who discuss the relationship between drawing and child development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectCriatividade na infânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDidática inovadorapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectCurrículo da educação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectDesenho como comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino por oficinaspt_BR
dc.subjectEducação humanizadorapt_BR
dc.subjectPedagogia contemporâneapt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectRepresentação simbólicapt_BR
dc.subjectCurrículo da educação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectCreche Tia Carmosapt_BR
dc.subjectSanta Inês-MApt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleO desenho como recurso pedagógico: estratégias metodológicas inovadoras para além doTradicionalismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3868617841992899pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6511207627039519-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572165961290185-
dc.contributor.advisor1Mendes, Waldelice Maria Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522722088709328pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Fagner Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260122881412262pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Eliane Barbosa Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1135196047096037pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo apresentar o desenho como estratégias didático – pedagógica aos professores da Creche Tia Carmosa, localizada na cidade de Santa Inês, Estado do Maranhão. em vista de novas práticas que contribuam no desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas e sociais das crianças. Examinar e refletir sobre o percurso do desenho, e como esse vem sendo utilizado com recurso didático -pedagógico na sala de aula da educação infantil. Constatar as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos professores na sua prática pedagógica na Educação Infantil. Propor estratégias metodológicas inovadoras recursos didáticos para a prática do Desenho na sala de aula da Educação Infantil, através de oficinas. O diálogo teórico foi fundamentado nas obras de alguns autores: Vygotsky (2001,2007), LOWENFELD (1977), LUQUET (1969), entre outros, que discutem a relação do desenho com o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EUZILENE SANTOS MAIA_PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES-2024.2.pdfPDFA1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.