Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vitctória Karine Mattos dos-
dc.date.accessioned2025-05-28T18:38:46Z-
dc.date.available2025-05-28-
dc.date.available2025-05-28T18:38:46Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Victória Karine Mattos dos. Escrevivência, interseccionalidade e ensino de História na obra de Conceição Evaristo. 2024.115f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910-
dc.description.abstractIn this work we will talk about the experiences of black women in the books Becos da Memória (2006) and Olhos D9água (2016), by author Conceição Evaristo, in an intersectional approach. From cultural history, we will discuss the relevance of literature in teaching History in basic education, understanding the novel and selected short stories as valuable language instruments to be worked on in the classroom, as well as our educational product, a book which tells the story of a black protagonist at various stages of life, from childhood to adulthood, with an emphasis on the period of adolescence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectBecos da memóriapt_BR
dc.subjectOlhos d'águapt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectLiteratura negra-femininapt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectBecos da Memóriapt_BR
dc.subjectOlhos d'águapt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectBlack- female literaturept_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLiteratura - Ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectDororidadept_BR
dc.subjectAfrorresiliênciapt_BR
dc.subjectIdentidade negra - Brasilpt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectLiterature - Teaching Historypt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectLiberating educationpt_BR
dc.subjectSocial historypt_BR
dc.subjectPainpt_BR
dc.subjectAfro-resiliencept_BR
dc.subjectBlack identity - Brazilpt_BR
dc.titleEscrevivência, interseccionalidade e ensino de História na obra de Conceição Evaristopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, V. K. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133566415252380pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee1IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Claudia Letícia Gonçalves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9652-3233pt_BR
dc.contributor.referee2IDMORAES, C. L. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9298773384833958pt_BR
dc.contributor.referee3Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.referee3IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho abordaremos as experiências de mulheres negras nos livros Becos da Memória (2006) e Olhos D9água (2016), da autora Conceição Evaristo, numa abordagem interseccional. A partir da história cultural, discutiremos a relevância da literatura no ensino de História na educação básica, entendendo o romance e os contos selecionados como instrumentos de linguagem valiosos para serem trabalhados em sala de aula, bem como o nosso produto educacional, um livro que conta a história de uma protagonista negra em várias fases da vida, desde a infância até a fase adulta, com ênfase no período da adolescência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO – VICTÓRIA KARINE MATTOS DOS SANTOS – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A773.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.