Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Vitctória Karine Mattos dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T18:38:46Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28 | - |
dc.date.available | 2025-05-28T18:38:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Victória Karine Mattos dos. Escrevivência, interseccionalidade e ensino de História na obra de Conceição Evaristo. 2024.115f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4910 | - |
dc.description.abstract | In this work we will talk about the experiences of black women in the books Becos da Memória (2006) and Olhos D9água (2016), by author Conceição Evaristo, in an intersectional approach. From cultural history, we will discuss the relevance of literature in teaching History in basic education, understanding the novel and selected short stories as valuable language instruments to be worked on in the classroom, as well as our educational product, a book which tells the story of a black protagonist at various stages of life, from childhood to adulthood, with an emphasis on the period of adolescence. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Becos da memória | pt_BR |
dc.subject | Olhos d'água | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Literatura negra-feminina | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Becos da Memória | pt_BR |
dc.subject | Olhos d'água | pt_BR |
dc.subject | Intersectionality | pt_BR |
dc.subject | Black- female literature | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | História social | pt_BR |
dc.subject | Dororidade | pt_BR |
dc.subject | Afrorresiliência | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cultural history | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Literature - Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.subject | Liberating education | pt_BR |
dc.subject | Social history | pt_BR |
dc.subject | Pain | pt_BR |
dc.subject | Afro-resilience | pt_BR |
dc.subject | Black identity - Brazil | pt_BR |
dc.title | Escrevivência, interseccionalidade e ensino de História na obra de Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.ID | SANTOS, V. K. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4133566415252380 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Marcia Milena Galdez | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA, M. M. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280441501940287 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tatiana Raquel Reis | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, T. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154566878083509 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Claudia Letícia Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9652-3233 | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | MORAES, C. L. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9298773384833958 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Abrantes, Elizabeth Sousa | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4087-0057 | pt_BR |
dc.contributor.referee3ID | ABRANTES, E. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7559467621216584 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho abordaremos as experiências de mulheres negras nos livros Becos da Memória (2006) e Olhos D9água (2016), da autora Conceição Evaristo, numa abordagem interseccional. A partir da história cultural, discutiremos a relevância da literatura no ensino de História na educação básica, entendendo o romance e os contos selecionados como instrumentos de linguagem valiosos para serem trabalhados em sala de aula, bem como o nosso produto educacional, um livro que conta a história de uma protagonista negra em várias fases da vida, desde a infância até a fase adulta, com ênfase no período da adolescência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHIST | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura Brasileira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO – VICTÓRIA KARINE MATTOS DOS SANTOS – PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 773.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.