Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4906
Título: | Do protagonismo jovem à cidadania ativa: uma reflexão sobre o processo de democratização escolar sob a égide do protagonismo discente |
Título(s) alternativo(s): | From youth leadership to active citizenship: a reflection on the process of school democratization under the aegis of student leadership |
Autor(es): | Miranda, Camila Matos de. |
Orientador: | Valdério, Francisco |
Membro da Banca: | Reis, Cinthia Regina Nunes |
Membro da Banca: | Caldas, Fabíola da Silva |
Data do documento: | 2019-12-10 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo tem como prerrogativa, a esperança pela formação da cultura democrática. Ele visualizou o processo de protagonismo discente na busca do desempenho assertivo da comunidade escolar enquanto promotora de uma cultura democrática. Para lisura de tal pleito, a pesquisa alimenta-se de análise de material bibliográfico no tocante ao desenvolvimento da educação na perspectiva do protagonismo jovem, cidadania ativa, democracia, política, gestão democrática e currículo; pesquisa de práticas que estimulem o protagonismo jovem a égide de uma gestão democrática; reflexão sobre a aplicabilidade da gestão democrática e de um currículo proposto para a formação autônoma do jovem do século XXI; registro do desenvolvimento da práxis do protagonismo jovem, aplicado no centro de ensino Paulo VI, a partir de relatos de experiência do projeto de extensão LIDERANÇA ESTUDANTIL: a cidadania ativa através da escola. Como método, esse trabalho se dá como estudo de caso, com pesquisa de campo, além de estudo bibliográfico com o uso da dialética, compreensão das contradições, contemplando o relato de experiência a partir de entrevistas semiestruturada com o gestor e questionário com os alunos líderes de turma do Centro de Ensino Paulo VI. Os autores principais que fundamentam essa pesquisa Eric Weil, José Carlos Libânio, Heloísa Lück, Demerval Saviani entre outros autores que inspiram e colaboram com este escrito. A formação de valores para a promoção de uma sociedade crítica ponderativa, comunicativa reside em condição sine qua non nas escolas, uma vez que essa possui o papel de formar cidadãos capacitados para viver em sociedade e promover o desenvolvimento |
Resumo: | The present study has as its prerogative the hope for the formation of a democratic culture. It visualizes the process of student protagonist in the pursuit of the assertive performance of the school community when promoting a democratic culture. For the sake of such a claim, the research feeds on the analysis of bibliographic material regarding the development of education from the perspective of youth protagonist, active citizenship, democracy, ethics, politics, democratic management and curriculum, research on practices that stimulate government protagonist. Network of one are already democratic; reflection on the applicability of democratic management and a proposed curriculum for the autonomous formation of 21st century youth; record of the development of youth protagonist praxis, applied at the Paulo VI teaching center, from experience reports of the STUDENT LEADERSHIP: extension project to active citizenship through school. As a method, this study is bibliographic with the use of dialectics, understanding the contradictions contemplating the experience report from semi-structured interviews with the manager and questionnaire with the leaders of the Paulo VI Teaching Center. The main authors behind this research are Eric Weil, José Carlos Libâneo, Heloísa Lück, Demerval Saviani among other authors who inspire and collaborate with this writing. The formation of values for the promotion of a pondering, communicative, critical society, among others, has residency in a sine qua non condition in schools since it has the role of forming capable citizens to live in society and promote development |
Palavras-chave: | Cidadania Democracia Gestão democrática Protagonismo discente. Citizenship Democracy Democratic management Student protagonist |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CAMILA MATOS DE MIRANDA - CECEN UEMA 2019.pdf | PDF A | 8.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.