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dc.creatorMiranda, Camila Matos de.-
dc.date.accessioned2025-05-28T12:40:56Z-
dc.date.available2025-05-28-
dc.date.available2025-05-28T12:40:56Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationMIRANDA, Camila Matos de. Do protagonismo jovem à cidadania ativa: uma reflexão sobre o processo de democratização escolar sob a égide do protagonismo discente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4906pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4906-
dc.description.abstractThe present study has as its prerogative the hope for the formation of a democratic culture. It visualizes the process of student protagonist in the pursuit of the assertive performance of the school community when promoting a democratic culture. For the sake of such a claim, the research feeds on the analysis of bibliographic material regarding the development of education from the perspective of youth protagonist, active citizenship, democracy, ethics, politics, democratic management and curriculum, research on practices that stimulate government protagonist. Network of one are already democratic; reflection on the applicability of democratic management and a proposed curriculum for the autonomous formation of 21st century youth; record of the development of youth protagonist praxis, applied at the Paulo VI teaching center, from experience reports of the STUDENT LEADERSHIP: extension project to active citizenship through school. As a method, this study is bibliographic with the use of dialectics, understanding the contradictions contemplating the experience report from semi-structured interviews with the manager and questionnaire with the leaders of the Paulo VI Teaching Center. The main authors behind this research are Eric Weil, José Carlos Libâneo, Heloísa Lück, Demerval Saviani among other authors who inspire and collaborate with this writing. The formation of values for the promotion of a pondering, communicative, critical society, among others, has residency in a sine qua non condition in schools since it has the role of forming capable citizens to live in society and promote developmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProtagonismo discente.pt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectStudent protagonistpt_BR
dc.titleDo protagonismo jovem à cidadania ativa: uma reflexão sobre o processo de democratização escolar sob a égide do protagonismo discentept_BR
dc.title.alternativeFrom youth leadership to active citizenship: a reflection on the process of school democratization under the aegis of student leadershippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Valdério, Francisco-
dc.contributor.advisor1ID9611868983567957pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611868983567957pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Cinthia Regina Nunes-
dc.contributor.referee2Caldas, Fabíola da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo tem como prerrogativa, a esperança pela formação da cultura democrática. Ele visualizou o processo de protagonismo discente na busca do desempenho assertivo da comunidade escolar enquanto promotora de uma cultura democrática. Para lisura de tal pleito, a pesquisa alimenta-se de análise de material bibliográfico no tocante ao desenvolvimento da educação na perspectiva do protagonismo jovem, cidadania ativa, democracia, política, gestão democrática e currículo; pesquisa de práticas que estimulem o protagonismo jovem a égide de uma gestão democrática; reflexão sobre a aplicabilidade da gestão democrática e de um currículo proposto para a formação autônoma do jovem do século XXI; registro do desenvolvimento da práxis do protagonismo jovem, aplicado no centro de ensino Paulo VI, a partir de relatos de experiência do projeto de extensão LIDERANÇA ESTUDANTIL: a cidadania ativa através da escola. Como método, esse trabalho se dá como estudo de caso, com pesquisa de campo, além de estudo bibliográfico com o uso da dialética, compreensão das contradições, contemplando o relato de experiência a partir de entrevistas semiestruturada com o gestor e questionário com os alunos líderes de turma do Centro de Ensino Paulo VI. Os autores principais que fundamentam essa pesquisa Eric Weil, José Carlos Libânio, Heloísa Lück, Demerval Saviani entre outros autores que inspiram e colaboram com este escrito. A formação de valores para a promoção de uma sociedade crítica ponderativa, comunicativa reside em condição sine qua non nas escolas, uma vez que essa possui o papel de formar cidadãos capacitados para viver em sociedade e promover o desenvolvimentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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