Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4897
Título: | Um estudo do processo de alfabetização na educação de jovens e adultos na Escola Municipal UEB Evandro Bessa |
Título(s) alternativo(s): | A study of the literacy process in youth and adult education at the UEB Evandro Bessa Municipal School |
Autor(es): | Guimarães, Tábata Akiane de Sousa |
Orientador: | Lago, Ana Carla Vale |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho teve como temática Um Estudo do Processo de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Unidade Educação Básica Evandro Bessa, abordando uma breve retrospectiva da história da EJA no Brasil, apontando os obstáculos pelo qual passou essa modalidade. Transcorrendo sobre as práticas dos docentes referentes ao letramento e alfabetização da EJA. Será abordado as dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos, como pelos professores na Educação de Jovens e Adultos e alguns teóricos que contribuíram para essa modalidade de educação como Moacir Gadotti, Magda Soares e Paulo Freire .Abrangendo também os desafios que os alunos enfrentam e a importância do educador levar em consideração os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a sala de aula. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa de campo com professores e alunos e com base bibliográfico disponível, com o intuito de contribuir no trabalho feito em escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos, no sentido de se repensar e agir em cima de práticas pedagógicas apropriadas para formação desses sujeitos |
Resumo: | This work was the subject of A Study of the Literacy Process in the EJA at the Evandro Bessa Municipal School and E B, addressing a brief retrospective of the history of the EJA in Brazil, pointing out the obstacles through which this modality passed. Based on the teachers' practices regarding EJA literacy and literacy. It will address the difficulties faced by both students and teachers in youth and adult education. It also covers the challenges students face and the importance of the educator to take into account the prior knowledge students bring to the classroom. All the work was developed from the field research with teachers and students and with available bibliographic base, with the intention of contributing in the work done in schools that offer Education of Young and Adults, in the sense of rethinking and acting on practices appropriate for the training of these subjects |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Escola Municipal Unidade Educação Básica Evandro Bessa Literacy Literacy Youth and adult education Municipal School Evandro Bessa Basic Education Unit |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - TÁBATA AKIANE DE SOUSA GUIMARÃES - LICENCIATURA - CECEN UEMA 2019.pdf | 518.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.