Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4893
Título: Uma análise das metodologias de ensino na educação de jovens e adultos: o caso da escola U.E.B São Raimundo
Título(s) alternativo(s): An analysis of teaching methodologies in youth and adult education: the case of the U.E.B São Raimundo school
Autor(es): Ferreira, Gleyciane dos Santos
Orientador: Gomes, Albiane Oliveira
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A prática pedagógica acontece a partir das metodologias desenvolvidas e planejadas pelo/a professor/a com o objetivo de trazer melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. Em especial na Educação de Jovens e Adultos, a prática pedagógica somente tem significado quando relacionada à realidade dos/as alunos/as, a qual precisa ser respeita em todo o seu aspecto, assim validando as necessidades e interesses individuais. Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos docentes e discentes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nessa modalidade, com foco nas metodologias utilizadas. Dentre o referencial teórico estão os estudos de Freire (1996) e Gadotti (2004), os quais abordam métodos que atrelam a realidade vivenciada pelos alunos e alunas aos conteúdos de sala aula de maneira a realizar o resgate e a valorização dos sujeitos como parte do processo, primordiais para facilitar a aprendizagem. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, observa-se que há uma necessidade por conscientização e por reconhecimento dos alunos jovens e adultos como educandos que também necessitam de um olhar humanizado na luta contra as muitas dificuldades ainda presentes da educação brasileira
Resumo: The pedagogical practice happens from the methodologies developed and planned by the teacher with the aim of bringing improvements to the teaching and learming process. Especially in the youth and adults modality, the pedagogical practice only has meaning when related to the youth and adults modality, the pedagogical practice only has meaning when related to the reality of the students, which must be respected in all its aspect, thus validating the individual needs and interest. This research sought to analyze the perception of teachers and students about the pedagogical practices developed in this modality, focusing on the methodologies used. Among the theoretical references are the studies of Freire (1996) and Gadotti (2004), which discuss methods that link the reality experienced by the students to the contents of the classroom in order to perform the rescue and valorization of the subjectis as part of the process for learning. Given the results obtained in the research, it is observed that there is a need for awareness and recognition of young and adult of educators who also need a humanized look at the struggle agains the many difficulties still presente in Brazilian education
Palavras-chave: Ensino – Aprendizagem
Educação de jovens
Educação de adultos
Prática pedagógica
Teaching – Learning
Youth education
Adult education
Pedagogical practice
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GLEYCIANE DOS SANTOS FERREIRA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A333.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.