Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4884
Título: O processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): The transition process from early childhood education to the initial years of elementary school: challenges and possibilities
Autor(es): Santos, Carliane Gomes dos
Orientador: Lago, Ana Carla Vale
Membro da Banca: Santos, Heloísa Cardoso Varão
Membro da Banca: Ribeiro, Camila Gonçalves
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho explora a transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental, os desafios e possibilidades. Como um dos principais pontos dentro da educação básica tem-se a alfabetização, pois é uma parte crucial da vida do estudante, no entanto, muitas escolas no Brasil vê-se a mistura de crianças alfabetizadas com não-alfabetizadas na mesma sala de aula. Assim, o estudo visou identificar como as professoras trabalhavam com os alunos não alfabetizados, quais eram os métodos de ensino que utilizavam para alfabetizá-los e como se dava o processo de ensino, visto que os demais, geralmente, tinham sido alfabetizados. Assim, realizou-se observação em campo, entrevista e levantamento bibliográfico. Os autores que nortearam esta pesquisa e que abordam sobre a alfabetização e o letramento foram: FERREIRO (1996), CAGLIARI (2001), SOARES (2006), DUARTE (2008), RANGEL (2009), ROJO (2009), enfatizam que Letrar é mais que alfabetizar, e ressaltam que é mais do que conhecer letras ou ler, é desenvolver capacidades de comunicação, interação social e habilidades que possam ser aproveitados a vida inteira como saber interpretar textos e saber falar com propriedade dos assuntos expostos em sala de aula. Analisou-se as leis que norteiam a alfabetização no Brasil Lei 4.024/61 e Lei 5.962/71, Lei 9394/96 (1996), as avaliações do ensino como o SAEB (1990), e documentos que norteiam a estrutura curricular do ensino como o PCN (1997), BNCC (2018), e como a formação docente, formação continuada, é um diferencial no ensino aprendizagem que tem autores que defendem essa formação, como: NÓVOA (1997), LIBÂNEO (2017), LUCKESI (1991)
Resumo: This work explores the transition from early childhood education to the first year of elementary school, the challenges and possibilities. As one of the main points within basic education is literacy, because it is a crucial part of the student’s life, however, many schools in Brazil see the mixture of literate and non-literate children in the same classroom. Thus, the study aimed to identify how teachers worked with non-literate students, what were the teaching methods they used to literate them, and how the teaching process was given, since the others generally they had been literate. Thus, there was observation in the field, interview and bibliographic survey. The authors who guided this research and who talk about literacy and literacy were: FERREIRO (1996), CAGLIARI (2001), SOARES (2006), DUARTE (2008), RANGEL (2009), ROJO (2009), speak that Lettering is more than literacy, and point out that it is more than knowing letters or reading, it is to develop communication skills, social interaction and skills that can be harnessed throughout life such as knowing how to interpret texts and knowing how to speak with ownership of the subjects exposed in the classroom. It was also analyzed the laws that guide literacy in Brazil: SAEB (1990), LDB (1996), PCN (1997), BNCC (2018), and as teacher training, continuing training, is a differential in teaching learning that has authors who defend this training, as: NOVOA (1997), LIBÂNEO (2017), LUCKESI (1991)
Palavras-chave: Alfabetização
Docente
Formação profissional
Educação infantil
Literacy
Teacher
Professional training
Early childhood education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CARLIANE GOMES DOS SANTOS - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A578.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.