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dc.creatorSantos, Carliane Gomes dos-
dc.date.accessioned2025-05-27T12:18:14Z-
dc.date.available2025-05-27-
dc.date.available2025-05-27T12:18:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Carliane Gomes dos. O processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. 2018. 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4884.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4884-
dc.description.abstractThis work explores the transition from early childhood education to the first year of elementary school, the challenges and possibilities. As one of the main points within basic education is literacy, because it is a crucial part of the student’s life, however, many schools in Brazil see the mixture of literate and non-literate children in the same classroom. Thus, the study aimed to identify how teachers worked with non-literate students, what were the teaching methods they used to literate them, and how the teaching process was given, since the others generally they had been literate. Thus, there was observation in the field, interview and bibliographic survey. The authors who guided this research and who talk about literacy and literacy were: FERREIRO (1996), CAGLIARI (2001), SOARES (2006), DUARTE (2008), RANGEL (2009), ROJO (2009), speak that Lettering is more than literacy, and point out that it is more than knowing letters or reading, it is to develop communication skills, social interaction and skills that can be harnessed throughout life such as knowing how to interpret texts and knowing how to speak with ownership of the subjects exposed in the classroom. It was also analyzed the laws that guide literacy in Brazil: SAEB (1990), LDB (1996), PCN (1997), BNCC (2018), and as teacher training, continuing training, is a differential in teaching learning that has authors who defend this training, as: NOVOA (1997), LIBÂNEO (2017), LUCKESI (1991)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectProfessional trainingpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleO processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeThe transition process from early childhood education to the initial years of elementary school: challenges and possibilitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lago, Ana Carla Vale-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833812780540136pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Heloísa Cardoso Varão-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Camila Gonçalves-
dc.description.resumoEste trabalho explora a transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental, os desafios e possibilidades. Como um dos principais pontos dentro da educação básica tem-se a alfabetização, pois é uma parte crucial da vida do estudante, no entanto, muitas escolas no Brasil vê-se a mistura de crianças alfabetizadas com não-alfabetizadas na mesma sala de aula. Assim, o estudo visou identificar como as professoras trabalhavam com os alunos não alfabetizados, quais eram os métodos de ensino que utilizavam para alfabetizá-los e como se dava o processo de ensino, visto que os demais, geralmente, tinham sido alfabetizados. Assim, realizou-se observação em campo, entrevista e levantamento bibliográfico. Os autores que nortearam esta pesquisa e que abordam sobre a alfabetização e o letramento foram: FERREIRO (1996), CAGLIARI (2001), SOARES (2006), DUARTE (2008), RANGEL (2009), ROJO (2009), enfatizam que Letrar é mais que alfabetizar, e ressaltam que é mais do que conhecer letras ou ler, é desenvolver capacidades de comunicação, interação social e habilidades que possam ser aproveitados a vida inteira como saber interpretar textos e saber falar com propriedade dos assuntos expostos em sala de aula. Analisou-se as leis que norteiam a alfabetização no Brasil Lei 4.024/61 e Lei 5.962/71, Lei 9394/96 (1996), as avaliações do ensino como o SAEB (1990), e documentos que norteiam a estrutura curricular do ensino como o PCN (1997), BNCC (2018), e como a formação docente, formação continuada, é um diferencial no ensino aprendizagem que tem autores que defendem essa formação, como: NÓVOA (1997), LIBÂNEO (2017), LUCKESI (1991)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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