Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4872
Título: Memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã em Esperantinópolis - MA: caderno didático, ensino de história e educação do campo
Autor(es): Silva, Raimunda de Jesus Matos
Orientador: Barbosa, Viviane de Oliveira
Membro da Banca: Cirino, Raissa Gabrielle Vieira
Membro da Banca: Rocha, Cristiana Costa da
Data do documento: 2024-04-23
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A luta pela terra é uma realidade histórica no contexto brasileiro e, no Maranhão, a Lei Sarney de Terras (nº 2.979, de 17 de julho de 1969) intensificou os conflitos pela terra no estado, ao garantir grandes quantidades de terras a empresas e fazendeiros, deixando os(as) trabalhadores(as) rurais sem condições de trabalho, razão pela qual começaram a se organizar em prol da luta pela terra. Parte dessa historicidade é esquecida, porque o Ensino de História não abarca tais fatos, sobretudo na voz dos(as) trabalhadores(as) rurais. No enfrentamento do projeto educacional disponibilizado aos camponeses(as), "as sobras educacionais", nasce a Educação do Campo, preocupando-se com a formação política dos(as) camponeses(as) enquanto classe e sujeitos de direito, uma educação que visa atender os interesses coletivos da classe. Esta pesquisa objetiva compilar e analisar memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã (Esperantinópolis-MA), a fim de atender a um ensino contextualizado, que faça parte da história da comunidade que abriga a escola, e, para tanto, elaborou-se um Caderno Didático que articula os pressupostos do Ensino de História e da Educação do Campo, voltado ao 9º ano da Escola Municipal Jefferson Moreira, podendo ser usado em outras escolas do campo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é diagnóstica, exploratória e explicativa, tendo sido feita observação na escola, realizadas entrevistas subsidiadas pela História Oral. Apesar de o assentamento pesquisado apresentar uma descontinuidade quanto à Educação do Campo, este paradigma educacional, aliado ao Ensino de História, corresponde a uma possibilidade de construção do conhecimento histórico que valoriza as identidades dos estudantes como sujeitos do campo.
Resumo: The struggle for land is a historical reality in the Brazilian context and, in Maranhão, the Sarney Land Law (nº 2,979, of July 17, 1969) intensified conflicts over land in the state, by guaranteeing large amounts of land to companies and farmers, leaving rural workers without working conditions, which is why they began to organize themselves in favor of the fight for land. Part of this historicity is forgotten, because History Teaching does not cover such facts, especially in the voices of rural workers. In confronting the educational project made available to peasants, <the educational leftovers=, Rural Education was born, worrying about the political formation of peasants as a class and subjects of law, an education that aims to serve the collective interests of the class. This research aims to compile and analyze memories of the struggle for land in the Palmeiral-Vietnã Settlement (Esperantinópolis-MA), in order to provide contextualized teaching, which is part of the history of the community that houses the school, and, to this end, elaborated is a Didactic Notebook that articulates the assumptions of History Teaching and Rural Education, aimed at the 9th year of the Jefferson Moreira Municipal School, and can be used in other rural schools. From a methodological point of view, the research is diagnostic, exploratory and explanatory, with observations carried out at the school and interviews supported by Oral History. Although the researched settlement presents a discontinuity in terms of Rural Education, this educational paradigm, combined with History Teaching, corresponds to a possibility of building historical knowledge that values the identities of students as rural subjects.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação do Campo
Luta pela terra
Assentamento Palmeiral-Vietnã - Esperantinópolis-MA - Es
Esperantinópolis-MA
Lei Sarney de Terras
Trabalhadores rurais - Maranhão
Formação política - camponeses
Escola Municipal Jefferson Moreira
Ensino fundamental
História oral
Currículo formal
Mudança curricular - ensino de história
Zona rural - Esperantinópolis
História social
History Teaching
Countryside Education
Sarney Land Law
Struggle for Land
Palmeiral Vietnã Settlement
Rural workers - Maranhao
Political formation - peasants
Elementary school
Oral history
Curricular change - teaching history
Rural area - Esperantinopolis
Social history
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - RAIMUNDA DE JESUS MATOS SILVA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.