Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Robert William Martins-
dc.creatorPereira, Jheckson Victor dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-26T12:14:53Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T12:14:53Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationPIRES, Robert William Martins. A utilização dos jogos para o ensino da geometria plana para o ensino fundamental: uma proposta pedagógica. 2025. 331 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4869pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4869-
dc.description.abstractThe present work aims to show the history of Geometry, highlight its importance within the line of mathematical reasoning and how games influence a better learning of plane geometry, and thus be able to identify the connections that exist between geometry and other branches involving mathematics. Therefore, we will hypothetically show the advantages of using games in teaching plane geometry in the final years of elementary school to facilitate the process of teaching geometry, such as: improving logical reasoning; make the student understand and apply the content in practice; improve the spirit of leadership and strategic thinking; Interaction between students favoring unity between them. Making learning meaningful and enjoyable for students, awakening the desire to learn. And so, understand how a pedagogical proposal about games in teaching flat geometry provides learning for elementary school studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematical reasoningpt_BR
dc.titleA utilização dos jogos para o ensino da geometria plana para o ensino fundamental: uma proposta pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of games to teach plane geometry in elementary school: a pedagogical proposalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão , Fernanda Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776262283279696pt_BR
dc.contributor.referee1Torres , Maria da Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Barros, Antônio Magno-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por seu objetivo mostrar a história da Geometria, ressaltar a sua importância dentro da linha de raciocínio matemático e de como os jogos influenciam numa melhor aprendizagem da geometria plana, e assim podendo então identificarmos as conexões existentes entre a geometria e os outros ramos que envolvam a matemática. Portanto, hipoteticamente mostraremos que as vantagens do uso de jogos no ensino da geometria plana nos anos finais do fundamental para facilitar o processo de ensino da geometria, tais como: aprimorar o raciocínio lógico; fazer com que o aluno compreenda e aplique os conteúdos na prática; aperfeiçoar o espírito de liderança e o pensamento estratégico; Interação entre os alunos favorecendo a união entre eles. Tornando a aprendizagem significativa e prazerosa aos alunos, despertando a vontade de aprender. E assim então compreender de que forma uma proposta pedagógica sobre os jogos no ensino de geometria plana proporciona aprendizagem aos estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – ROBERT WILLIAM MARTINS PIRES, JHECKSON VICTOR DOS SANTOS PEREIRA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A507.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.