Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4868
Título: Uma proposta pedagógica lúdica com geometria para alunos com TEA no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A playful pedagogical proposal with geometry for students with TEA in high school
Autor(es): Rodrigues, Railson Jorge Soares
Araújo, Samires Oliveira
Orientador: Barbosa, Mauro Guterres
Membro da Banca: Melo , Rayane de Jesus Santos
Membro da Banca: Silva, Elvys Wagner Ferreira da
Data do documento: 2025-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal apresentar uma proposta pedagógica lúdica sobre geometria para o ensino de alunos autistas do 1° ano do Ensino Médio. Para tanto, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica nos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI9s), com o intuito de entender sobre o autismo e a sua relação com a educação matemática. Ao longo da pesquisa bibliográfica utilizamos a abordagem qualitativa e efetuamos a análise crítica das 24 obras selecionadas, dentre as quais, a maioria abordava o lúdico como metodologia de ensino de matemática. Posteriormente, construímos uma proposta pedagógica com intuito de compreender como o lúdico colabora no ensino de geometria para os alunos autistas do Ensino Médio. Por fim, constatamos que essa didática poderá ressignificar a componente curricular matemática, como prazerosa; ademais, evidenciamos que através do lúdico pode ser desenvolvido o raciocínio lógico, o conhecimento geométrico, estimular a interação social e redireciona a atenção do aluno
Resumo: The main objective of the research is to present a playful pedagogical proposal on geometry for teaching autistic students in the 1st year of high school. To this end, we first carried out a bibliographical research in the Annals of National Meetings of Inclusive Mathematics Education (ENEMI's), with the aim of understanding autism and its relationship with mathematics education. Throughout the bibliographical research, we used a qualitative approach and carried out a critical analysis of the 24 selected works, among which, the majority approached play as a mathematics teaching methodology. Subsequently, we built a pedagogical proposal with the aim of understanding how play helps in teaching geometry to autistic high school students. Finally, we found that this teaching could re-signify the mathematical curricular component as enjoyable; Furthermore, we show that through play, logical reasoning and geometric knowledge can be developed, stimulate social interaction and redirect the student's attention
Palavras-chave: Autismo
Lúdico e Geometria
Educação
Matemática Inclusiva
Autism
Playful and Geometry
Education
Inclusive Mathematics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – RAILSON JORGE SOARES RODRIGUES, SAMIRES OLIVEIRA ARAÚJO – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A642.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.