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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4862
Título: | Letramento literário em sala de aula: mediações de leituras através do teatro de bonecos com lendas maranhenses |
Autor(es): | Carvalho, Lauanne Cunha Barbosa, Luana Taynara Ribeiro |
Orientador: | Chagas , Mirian Santos |
Membro da Banca: | Silva Neto, Antonio Cilírio da |
Membro da Banca: | Aguiar, Suelma da Silva |
Data do documento: | 2024-12-15 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar os fundamentos teóricos e metodológicos do letramento literário em sala de aula, com vista a propor mediações de leitura através do teatro de bonecos com lendas maranhenses para alunos do 2 ano do Ensino Fundamental. Parte-se do pressuposto de que, o letramento literário como ato contínuo que compreende um conjunto de práticas sociais que usam a escrita literária cujo objetivo é a formação autônoma do leitor. Portanto, trata-se de um ato permanente que não se fecha, tornando a escola o principal meio da relação do aluno com a literatura. Leva-se em conta a crescente produção de obras literárias infanto juvenil com tema lendas maranhenses, porém, raramente são socializadas no ambiente escolar. Compreende-se que o teatro de bonecos é sempre bem aceito pelo público infantil, cujo caráter lúdico favorece a inserção das crianças nas práticas de leituras literárias. Fundamenta-se nos estudos de Cosson (2021), Zilberman (2012), Colomer (2007), Palo e Oliveira (2006), Abramovick (1997), Soares (2009), Dohme (2017), Santos (2015), dentre outros. Os procedimentos de investigação adotados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, tendo como universo a Escola Municipal Ferdnan Gutman, localizada na cidade de Santa Inês. O principal resultado é que o uso do teatro de bonecos lendas maranhenses valoriza a cultura local e contribui significativamente para o letramento literário e, por conseguinte, o desenvolvimento do imaginário e da criatividade. |
Resumo: | This research aimed to investigate the theoretical and methodological foundations of literary literacy in the classroom, with a view to proposing reading mediations through puppet theater with Maranhão legends for students in the 2nd year of elementary school. It is assumed that literary literacy is a continuous act that comprises a set of social practices that use literary writing whose objective is the autonomous formation of the reader. Therefore, it is a permanent act that does not end, making school the main means of the student's relationship with literature. It takes into account the growing production of children's and young adult literary works with Maranhão legends as their theme, however, they are rarely socialized in the school environment. It is understood that puppet theater is always well accepted by the child audience, whose playful character favors the insertion of children in literary reading practices. It is based on studies by Cosson (2021), Zilberman (2012), Colomer (2007), Palo and Oliveira (2006), Abramovick (1997), Soares (2009), Dohme (2017), Santos (2015), among others. The research procedures adopted were bibliographic research and action research, having as a universe the Ferdnan Gutman Municipal School, located in the city of Santa Inês. The main result is that the use of puppet theater Maranhão legends values local culture and contributes significantly to literary literacy and, consequently, the development of imagination and creativity. |
Palavras-chave: | Literatura Infantojuvenil Lendas Maranhenses Formação do leitor literário Literatura Infantil Letramento literário Competência do leitor Importância da literatura Pesquisa bibliográfica Pesquisa-ação Escola Municipal Ferdnan Gutman Santa Inês Estimulo a leitura Leitores infantis |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
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