Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Lauanne Cunha-
dc.creatorBarbosa, Luana Taynara Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-05-23T00:00:30Z-
dc.date.available2025-06-12-
dc.date.available2025-05-23T00:00:30Z-
dc.date.issued2024-12-15-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lauanne Cunha. Letramento literário em sala de aula: mediações de leituras através do teatro de bonecos com lendas maranhenses. 2024. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4862pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4862-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the theoretical and methodological foundations of literary literacy in the classroom, with a view to proposing reading mediations through puppet theater with Maranhão legends for students in the 2nd year of elementary school. It is assumed that literary literacy is a continuous act that comprises a set of social practices that use literary writing whose objective is the autonomous formation of the reader. Therefore, it is a permanent act that does not end, making school the main means of the student's relationship with literature. It takes into account the growing production of children's and young adult literary works with Maranhão legends as their theme, however, they are rarely socialized in the school environment. It is understood that puppet theater is always well accepted by the child audience, whose playful character favors the insertion of children in literary reading practices. It is based on studies by Cosson (2021), Zilberman (2012), Colomer (2007), Palo and Oliveira (2006), Abramovick (1997), Soares (2009), Dohme (2017), Santos (2015), among others. The research procedures adopted were bibliographic research and action research, having as a universe the Ferdnan Gutman Municipal School, located in the city of Santa Inês. The main result is that the use of puppet theater Maranhão legends values local culture and contributes significantly to literary literacy and, consequently, the development of imagination and creativity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLendas Maranhensespt_BR
dc.subjectFormação do leitor literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCompetência do leitorpt_BR
dc.subjectImportância da literaturapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Ferdnan Gutmanpt_BR
dc.subjectSanta Inêspt_BR
dc.subjectEstimulo a leiturapt_BR
dc.subjectLeitores infantispt_BR
dc.titleLetramento literário em sala de aula: mediações de leituras através do teatro de bonecos com lendas maranhensespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548815319139837pt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas , Mirian Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366562347620678pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Antonio Cilírio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Suelma da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070848893612669pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar os fundamentos teóricos e metodológicos do letramento literário em sala de aula, com vista a propor mediações de leitura através do teatro de bonecos com lendas maranhenses para alunos do 2 ano do Ensino Fundamental. Parte-se do pressuposto de que, o letramento literário como ato contínuo que compreende um conjunto de práticas sociais que usam a escrita literária cujo objetivo é a formação autônoma do leitor. Portanto, trata-se de um ato permanente que não se fecha, tornando a escola o principal meio da relação do aluno com a literatura. Leva-se em conta a crescente produção de obras literárias infanto juvenil com tema lendas maranhenses, porém, raramente são socializadas no ambiente escolar. Compreende-se que o teatro de bonecos é sempre bem aceito pelo público infantil, cujo caráter lúdico favorece a inserção das crianças nas práticas de leituras literárias. Fundamenta-se nos estudos de Cosson (2021), Zilberman (2012), Colomer (2007), Palo e Oliveira (2006), Abramovick (1997), Soares (2009), Dohme (2017), Santos (2015), dentre outros. Os procedimentos de investigação adotados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, tendo como universo a Escola Municipal Ferdnan Gutman, localizada na cidade de Santa Inês. O principal resultado é que o uso do teatro de bonecos lendas maranhenses valoriza a cultura local e contribui significativamente para o letramento literário e, por conseguinte, o desenvolvimento do imaginário e da criatividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LAUNNE CUNHA CARVALHO_ PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES_2024.2 - PDFA.pdfPDFA1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.