Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4833
Título: | Uso das fábulas no Ensino Fundamental: um caminho para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional nos anos iniciais |
Título(s) alternativo(s): | The use of fables in Elementary Education: a path to cognitive and socio-emotional development in the early years |
Autor(es): | Campos, Denise Sousa |
Orientador: | Chagas, Elaine Cristine Cruz |
Membro da Banca: | Chagas, Elaine Cristine Cruz |
Membro da Banca: | Mineiro, Maria de Jesus Câmara |
Membro da Banca: | Martins, Ryermeson Pereira |
Data do documento: | 2025-01-24 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o uso das fábulas como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As fábulas, com sua linguagem simples e lições morais explícitas, apresentam-se como um recurso eficaz para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando questionários aplicados a professores do Ensino Fundamental para explorar as percepções sobre o impacto das fábulas no contexto educacional. Os resultados apontam que as fábulas desempenham um papel significativo na alfabetização, ao estimular a leitura e a escrita, e na formação de valores morais e socioemocionais, como respeito, empatia e cooperação. Atividades como leitura compartilhada, dramatizações e debates sobre as lições morais das histórias foram indicadas como práticas, para integrar as fábulas ao currículo escolar. O estudo conclui que as fábulas transcendem seu caráter literário, consolidando-se como ferramentas pedagógicas multifacetadas, capazes de tornar o aprendizado mais dinâmico, participativo e significativo. Ao unir elementos lúdicos, éticos e cognitivos, as fábulas reduzidas para a formação integral das crianças e para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora. |
Resumo: | This research investigates the use of fables as a pedagogical tool in the learning process during the early years of elementary education. Fables, with their simple language and explicit moral lessons, prove to be an effective resource for children's cognitive, social, and emotional development. The study adopts a qualitative approach, using questionnaires administered to elementary school teachers to explore perceptions of the impact of fables in the educational context. The results indicate that fables play a significant role in literacy by stimulating reading and writing and in the formation of moral and socio-emotional values, such as respect, empathy, and cooperation. Activities such as shared reading, dramatizations, and debates about the moral lessons of the stories were identified as effective practices for integrating fables into the school curriculum. The study concludes that fables transcend their literary nature, establishing themselves as multifaceted pedagogical tools capable of making learning more dynamic, participatory, and meaningful. By combining playful, ethical, and cognitive elements, fables contribute to the holistic development of children and the construction of a more inclusive and transformative education. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Fábulas Desenvolvimento Cognitivo Valores Morais Alfabetização Ferramenta pedagógica Elementary Education Fables Cognitive Development Moral Values Alfabetização Pedagogical tool |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - DENISE SOUSA CAMPOS - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 341.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.