Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Denise Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-19T19:38:02Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-19T19:38:02Z-
dc.date.issued2025-01-24-
dc.identifier.citationCAMPOS, Denise Sousa Campos. Uso das fábulas no Ensino Fundamental: um caminho para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional nos anos iniciais. 2025. 56f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4833pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4833-
dc.description.abstractThis research investigates the use of fables as a pedagogical tool in the learning process during the early years of elementary education. Fables, with their simple language and explicit moral lessons, prove to be an effective resource for children's cognitive, social, and emotional development. The study adopts a qualitative approach, using questionnaires administered to elementary school teachers to explore perceptions of the impact of fables in the educational context. The results indicate that fables play a significant role in literacy by stimulating reading and writing and in the formation of moral and socio-emotional values, such as respect, empathy, and cooperation. Activities such as shared reading, dramatizations, and debates about the moral lessons of the stories were identified as effective practices for integrating fables into the school curriculum. The study concludes that fables transcend their literary nature, establishing themselves as multifaceted pedagogical tools capable of making learning more dynamic, participatory, and meaningful. By combining playful, ethical, and cognitive elements, fables contribute to the holistic development of children and the construction of a more inclusive and transformative education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectValores Moraispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectFablespt_BR
dc.subjectCognitive Developmentpt_BR
dc.subjectMoral Valuespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.titleUso das fábulas no Ensino Fundamental: um caminho para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeThe use of fables in Elementary Education: a path to cognitive and socio-emotional development in the early yearspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCAMPOS, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0926253799319443pt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas, Elaine Cristine Cruz-
dc.contributor.advisor1IDCHAGAS, E. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579243840427310pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Elaine Cristine Cruz-
dc.contributor.referee1IDCHAGAS, E. C. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579243840427310pt_BR
dc.contributor.referee2Mineiro, Maria de Jesus Câmara-
dc.contributor.referee2IDMINEIRO, M. F. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Ryermeson Pereira-
dc.contributor.referee3IDMARTINS, R. P.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga o uso das fábulas como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As fábulas, com sua linguagem simples e lições morais explícitas, apresentam-se como um recurso eficaz para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando questionários aplicados a professores do Ensino Fundamental para explorar as percepções sobre o impacto das fábulas no contexto educacional. Os resultados apontam que as fábulas desempenham um papel significativo na alfabetização, ao estimular a leitura e a escrita, e na formação de valores morais e socioemocionais, como respeito, empatia e cooperação. Atividades como leitura compartilhada, dramatizações e debates sobre as lições morais das histórias foram indicadas como práticas, para integrar as fábulas ao currículo escolar. O estudo conclui que as fábulas transcendem seu caráter literário, consolidando-se como ferramentas pedagógicas multifacetadas, capazes de tornar o aprendizado mais dinâmico, participativo e significativo. Ao unir elementos lúdicos, éticos e cognitivos, as fábulas reduzidas para a formação integral das crianças e para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DENISE SOUSA CAMPOS - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A341.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.