Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4791
Título: Desafios e perspectivas na educação de jovens e adultos pós-pandemia: um estudo com professores da etapa II do ensino fundamental anos iniciais ciclo do ensino fundamental na escola Presidente Médici em Pinheiro - MA
Título(s) alternativo(s): Challenges and perspectives in the education of young people and adults post-pandemic: a study with teachers of stage II of the early years of elementary education cycle at Presidente Médici school in Pinheiro - MA
Autor(es): Silva, Bruna Cristina Melo da
Orientador: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Aroucha, Gilberto Matos
Membro da Banca: Sousa, Alessandra Ribeiro
Data do documento: 2022-12-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa buscou apresentar os principais desafios e perspectivas da Educação de Jovens e Adultos no período pós-pandemia, período este que marca a volta das aulas presenciais. O objetivo geral que a situou foi conhecer o contexto histórico, desafios e perspectivas desta modalidade de ensino evidenciados pelos professores que trabalharam com esse universo na época do distanciamento social. O referido estudo teve caráter exploratório e descritivo de natureza qualitativa. Para a sua concretização metodológica foram convidados quatro docentes do ensino fundamental do ciclo II na EJA. Os respectivos profissionais lecionam em uma escola pública municipal localizada na cidade de Pinheiro, Maranhão no turno noturno. A partir das respostas dadas por tais docentes foi perceptível a necessidade de aplicação de metodologias e recursos mais eficazes que visem um melhor desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem dos alunos. Foi realizada uma análise do ensino no período pandêmico e foram percebidas as várias dificuldades enfrentadas pelos professores e, consequentemente pelos alunos, dentre as quais vale destacar, o acesso limitado à internet e aos materiais didáticos. Atualmente, com o retorno do ensino presencial, é notória a dificuldade de aprendizagem desses alunos, resultado do ensino ministrado no período remoto. No desenvolvimento da pesquisa foram citados autores que discorrem sobre o ensino na modalidade EJA, sendo apresentados pontos fundamentais sobre a temática em discussão, para que a compreensão no que diz respeito aos desafios enfrentados pelos professores possam suscitar perspectivas de melhoria nesse processo ensino e aprendizagem.
Resumo: This research sought to present the main challenges and perspectives of Youth and Adult Education in the post-pandemic period, a period that marks the return of faceto-face classes. The general objective that set it was to know the historical context, challenges and perspectives of this teaching modality evidenced by the teachers who worked with this universe at the time of social distancing. This study had an exploratory and descriptive character of a qualitative nature. For its methodological implementation, four elementary school teachers of cycle II in EJA were invited. The respective professionals teach at a municipal public school located in the city of Pinheiro, Maranhão in the night shift. From the answers given by these professors, it was noticeable the need to apply more effective methodologies and resources aimed at a better development of the students' teaching and learning process. An analysis of teaching during the pandemic period was carried out and the various difficulties faced by teachers and, consequently, by students were perceived, among which it is worth highlighting the limited access to the internet and teaching materials. Currently, with the return of face-to-face teaching, the learning difficulty of these students is notorious, as a result of teaching in the remote period. In the development of the research, authors who talk about teaching in the EJA modality were cited, presenting fundamental points about the theme under discussion, so that the understanding with regard to the challenges faced by teachers can raise perspectives of improvement in this teaching and learning process.
Palavras-chave: Modalidade de ensino
Educação de Jovens e Adultos
Ensino fundamental
Aulas presenciais
Pandemia Covid-19
Education modality
Youth and Adult
Covid-19 pandemic
EducationElementary
EducationIn-person classes
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - BRUNA CRISTINA MELO DA SILVA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A683.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.