Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4776
Título: Acessibilidade na educação superior: dificuldades e estratégias para inclusão de estudantes com deficiência visual no curso de Pedagogia do CESPI/UEMA
Título(s) alternativo(s): Accessibility in higher education: difficulties and strategies for the inclusion of visually impaired students in the Pedagogy course at CESPI/UEMA
Autor(es): Silva, Rafaela Cunha
Orientador: Gonçalves, Dinalva Pereira
Membro da Banca: Gonçalves, Dinalva Pereira
Membro da Banca: Sousa, Alessandra Ribeiro
Membro da Banca: Daud, Rafael Petta
Data do documento: 2021-12-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados de estudo sobre o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) na educação superior. A partir de percepções sobre a realidade do CESPI/UEMA, emergiu o interesse por verificar formas de apoio garantidas pela política institucional de acessibilidade aos discentes em processo de inclusão, quais as principais dificuldades e estratégias adotadas neste centro universitário para a participação dos mesmos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: Como vem ocorrendo a implementação da política de acessibilidade para estudantes com deficiência da UEMA no Campus Pinheiro em relação a inclusão na educação superior? Assim, este estudo teve por objetivo analisar a implementação da política de acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em relação às condições garantidas aos estudantes com DV no curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro (CESPI). Para realização deste estudo qualitativo foi realizado levantamento bibliográfico (textos científicos sobre o tema), análise de documentos (leis, relatórios, projetos e outros documentos) e entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes em processo de inclusão no CESPI/UEMA. A pesquisa demonstrou que apesar de esforços e avanços em aspectos da acessibilidade, como melhorias na infraestrutura e criação de estratégias para favorecimento do processo de inclusão dos estudantes com DV, as ações ainda são limitadas, o que repercute na participação destes no ambiente universitário.
Resumo: The present work presents results of a study on the inclusion process of students with visual impairment (VI) in higher education. From perceptions about the reality of CESPI/UEMA, the interest in verifying forms of support guaranteed by the institutional policy of accessibility to students in the inclusion process emerged, what are the main difficulties and strategies adopted in this university center for their participation. Therefore, the following question arose: How is the implementation of the UEMA accessibility policy for students with disabilities at Campus Pinheiro in relation to inclusion in higher education? Thus, this study aimed to analyze the implementation of the accessibility policy of the State University of Maranhão (UEMA) in relation to the conditions guaranteed to students with VI in the Pedagogy course at the Center for Higher Studies of Pinheiro (CESPI). To carry out this qualitative study, a bibliographic survey was carried out (scientific texts on the subject), document analysis (laws, reports, projects and other documents) and semi-structured interviews with professors and students in the process of inclusion in CESPI/UEMA. The research showed that despite efforts and advances in aspects of accessibility, such as improvements in infrastructure and creation of strategies to favor the inclusion process of students with VI, actions are still limited, which affects their participation in the university environment.
Palavras-chave: Educação superior
Inclusão
Acessibilidade
Pessoa com deficiência
Deficiência visual
Visual impairment
Política institucional
Institutional policy
Higher education
Inclusion
Accessibility
Disabled person
Educação especial
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAFAELA CUNHA SILVA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2021.pdfPDF A414.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.