Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafaela Cunha-
dc.date.accessioned2025-05-14T19:00:57Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-14T19:00:57Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Cunha. Acessibilidade na educação superior: dificuldades e estratégias para inclusão de estudantes com deficiência visual no curso de Pedagogia do CESPI/UEMA. 2021. 68f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4776pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4776-
dc.description.abstractThe present work presents results of a study on the inclusion process of students with visual impairment (VI) in higher education. From perceptions about the reality of CESPI/UEMA, the interest in verifying forms of support guaranteed by the institutional policy of accessibility to students in the inclusion process emerged, what are the main difficulties and strategies adopted in this university center for their participation. Therefore, the following question arose: How is the implementation of the UEMA accessibility policy for students with disabilities at Campus Pinheiro in relation to inclusion in higher education? Thus, this study aimed to analyze the implementation of the accessibility policy of the State University of Maranhão (UEMA) in relation to the conditions guaranteed to students with VI in the Pedagogy course at the Center for Higher Studies of Pinheiro (CESPI). To carry out this qualitative study, a bibliographic survey was carried out (scientific texts on the subject), document analysis (laws, reports, projects and other documents) and semi-structured interviews with professors and students in the process of inclusion in CESPI/UEMA. The research showed that despite efforts and advances in aspects of accessibility, such as improvements in infrastructure and creation of strategies to favor the inclusion process of students with VI, actions are still limited, which affects their participation in the university environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectPolítica institucionalpt_BR
dc.subjectInstitutional policypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectDisabled personpt_BR
dc.subjectEducação especial-
dc.titleAcessibilidade na educação superior: dificuldades e estratégias para inclusão de estudantes com deficiência visual no curso de Pedagogia do CESPI/UEMApt_BR
dc.title.alternativeAccessibility in higher education: difficulties and strategies for the inclusion of visually impaired students in the Pedagogy course at CESPI/UEMApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, R. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Dinalva Pereira-
dc.contributor.advisor1IDGONÇALVES, D. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686353253509413pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Dinalva Pereira-
dc.contributor.referee1IDGONÇALVES, D. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686353253509413pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.contributor.referee3Daud, Rafael Petta-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9038-3399pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8759785386562919pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados de estudo sobre o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) na educação superior. A partir de percepções sobre a realidade do CESPI/UEMA, emergiu o interesse por verificar formas de apoio garantidas pela política institucional de acessibilidade aos discentes em processo de inclusão, quais as principais dificuldades e estratégias adotadas neste centro universitário para a participação dos mesmos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: Como vem ocorrendo a implementação da política de acessibilidade para estudantes com deficiência da UEMA no Campus Pinheiro em relação a inclusão na educação superior? Assim, este estudo teve por objetivo analisar a implementação da política de acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em relação às condições garantidas aos estudantes com DV no curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro (CESPI). Para realização deste estudo qualitativo foi realizado levantamento bibliográfico (textos científicos sobre o tema), análise de documentos (leis, relatórios, projetos e outros documentos) e entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes em processo de inclusão no CESPI/UEMA. A pesquisa demonstrou que apesar de esforços e avanços em aspectos da acessibilidade, como melhorias na infraestrutura e criação de estratégias para favorecimento do processo de inclusão dos estudantes com DV, as ações ainda são limitadas, o que repercute na participação destes no ambiente universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAFAELA CUNHA SILVA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2021.pdfPDF A414.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.