Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4758
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Portela, Cioneide de Oliveira de Araújo | - |
dc.creator | Santos, Rafael Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T22:16:50Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08 | - |
dc.date.available | 2025-05-09T22:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Cioneide de Oliveira de Araújo; Santos, Rafael Costa. Os desafios da inclusão dos alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Tomaz de Aquino Bringel em Santa Inês -MA. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4758 | - |
dc.description.abstract | In this work, we aim to investigate the challenges that the Tomaz de Aquino Bringel public school has in including autistic students in elementary school, in order to conceptualize and understand the autistic aspect syndrome. Observation of the school and students and the application of questionnaires to teachers in the ASD classroom were used as methodological procedures. In this way, the work was based on the concepts of school inclusion and Autism, assisted by theorists such as: Eugênio Cunha (2015) and (2020), Ana Maria Tarci tano Santos (2008), C. Bosa (2002), among others, who in their studies emphasize the challenges faced by those with autistic aspect syndrome, and how it is developed school inclusion. With this research, it was concluded that the school inclusion of children and young people with autism is a significant step towards a more just and egalitarian society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Sala de Recursos | pt_BR |
dc.subject | Interação Social | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Cuidadores | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do desenvolvimento neurológico | pt_BR |
dc.subject | Transtorno neurobiológico | pt_BR |
dc.subject | Lei Berenice Piana | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 12.764/12 | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa de campo | pt_BR |
dc.subject | Escola Tomaz de Aquino Bringel | pt_BR |
dc.subject | Santa Inês-MA | pt_BR |
dc.subject | Sala do AEE | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças autistas | pt_BR |
dc.title | Os desafios da inclusão dos alunos Autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Tomaz de Aquino Bringel em Santa Inês-MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7997990674330076 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2357347048153893 | - |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Francisco Mário Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610256868910383 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Waldelice Maria Ramos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7522722088709328 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Fagner Gomes do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5260122881412262 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, objetivamos investigar os desafios que a escola pública Tomaz de Aquino Bringel tem na inclusão de alunos autistas no Ensino Fundamental, a fim de conceituar e conhecer a síndrome do espectro autista. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a observação da escola e dos alunos, a aplicação de questionários para os professores da sala de TEA. Dessa forma, o trabalho foi fundamentado com base nos conceitos da Inclusão escolar e do Autismo, auxiliado por teóricos como: Eugênio Cunha (2015) e (2020), Ana Maria Tarcitano Santos (2008), C. Bosa (2002), entre outros, que em seus estudos enfatizam sobre os desafios enfrentados por quem possui a síndrome do espectro autista, e como é desenvolvida a inclusão escolar. Com esta pesquisa, concluiu -se que a inclusão escolar de crianças e jovens com autismo é um passo significativo em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santa Inês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_CIONEIDE DE OLIVEIRA DE ARAUJO PORTELA_PEGAGOGIA UEMA SANTA INES_2024.1 - PDFA.pdf | PDFA | 274.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.