Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPortela, Cioneide de Oliveira de Araújo-
dc.creatorSantos, Rafael Costa-
dc.date.accessioned2025-05-09T22:16:50Z-
dc.date.available2025-05-08-
dc.date.available2025-05-09T22:16:50Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationPORTELA, Cioneide de Oliveira de Araújo; Santos, Rafael Costa. Os desafios da inclusão dos alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Tomaz de Aquino Bringel em Santa Inês -MA. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4758-
dc.description.abstractIn this work, we aim to investigate the challenges that the Tomaz de Aquino Bringel public school has in including autistic students in elementary school, in order to conceptualize and understand the autistic aspect syndrome. Observation of the school and students and the application of questionnaires to teachers in the ASD classroom were used as methodological procedures. In this way, the work was based on the concepts of school inclusion and Autism, assisted by theorists such as: Eugênio Cunha (2015) and (2020), Ana Maria Tarci tano Santos (2008), C. Bosa (2002), among others, who in their studies emphasize the challenges faced by those with autistic aspect syndrome, and how it is developed school inclusion. With this research, it was concluded that the school inclusion of children and young people with autism is a significant step towards a more just and egalitarian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.subjectSala de Recursospt_BR
dc.subjectInteração Socialpt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento neurológicopt_BR
dc.subjectTranstorno neurobiológicopt_BR
dc.subjectLei Berenice Pianapt_BR
dc.subjectLei nº 12.764/12pt_BR
dc.subjectPesquisa de campopt_BR
dc.subjectEscola Tomaz de Aquino Bringelpt_BR
dc.subjectSanta Inês-MApt_BR
dc.subjectSala do AEEpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPolíticas de Inclusão Escolarpt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.titleOs desafios da inclusão dos alunos Autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Tomaz de Aquino Bringel em Santa Inês-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7997990674330076pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2357347048153893-
dc.contributor.advisor1Magalhães, Francisco Mário Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610256868910383pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Waldelice Maria Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522722088709328pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Fagner Gomes do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260122881412262pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, objetivamos investigar os desafios que a escola pública Tomaz de Aquino Bringel tem na inclusão de alunos autistas no Ensino Fundamental, a fim de conceituar e conhecer a síndrome do espectro autista. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a observação da escola e dos alunos, a aplicação de questionários para os professores da sala de TEA. Dessa forma, o trabalho foi fundamentado com base nos conceitos da Inclusão escolar e do Autismo, auxiliado por teóricos como: Eugênio Cunha (2015) e (2020), Ana Maria Tarcitano Santos (2008), C. Bosa (2002), entre outros, que em seus estudos enfatizam sobre os desafios enfrentados por quem possui a síndrome do espectro autista, e como é desenvolvida a inclusão escolar. Com esta pesquisa, concluiu -se que a inclusão escolar de crianças e jovens com autismo é um passo significativo em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CIONEIDE DE OLIVEIRA DE ARAUJO PORTELA_PEGAGOGIA UEMA SANTA INES_2024.1 - PDFA.pdfPDFA274.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.