Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4734
Título: | A literatura na Educação Infantil: contribuições para potencializar as aprendizagens e desenvolvimento das crianças |
Autor(es): | Lima, Beatriz Sthefane de Holanda |
Orientador: | Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante |
Membro da Banca: | Aguiar, Suelma da Silva |
Membro da Banca: | Cunha, Robson de Macêdo |
Data do documento: | 2024-08-08 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Literatura Infantil nas aprendizagens e desenvolvimento das crianças nos anos iniciais da educação básica. A pesquisa é resultado de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, realizada em uma escola pública do município de Santa Luzia, Maranhão. Inicialmente, esse trabalho se constitui de referencial teórico sobre Literatura Infantil, seu início, característica e relevância; e após sobre o conceito de Literatura Infantil como instrumento pedagógico, identificando na BNCC (Brasil, 2018), a fundamentação desse instrumento no ambiente escolar. Dessa maneira, com a base teórica desse trabalho foi desenvolvido uma pesquisa de campo com os professores da Educação Infantil. O resultado mostra que os professores utilizam com dificuldade o texto literário e que a escola onde a pesquisa foi realizada possui pouco investimento para o desenvolvimento da Literatura Infantil, desta forma, sabendo que este é um instrumento indispensável para adquirir conhecimento, é fundamental o estudo e a compreensão da Literatura Infantil nos anos iniciais da Educação Infantil. |
Resumo: | The present research aims to analyse and comprehend the Children’s Literature contributions to the learning and development of children in the initial years of basic education. It is a result of a qualitative research, a case study, conducted in a public school of Santa Luzia municipality, in the state of Maranhão. Initially, this research consists of the theoretical frame ofreference about Children’s Literature, its beginning, characteristics and relevance; followed by the concept of Children’s Literature as a pedagogical tool, identifying in the BNCC the grounding of said tool in the school environment. Thus, with the input of the theoretical basis of this research, a field research was conducted with teachers of Children’s Education. The result shows that teachers struggle with the use of literary text and that the school in which the research was made has little investment towards the development of Children’s Literature, therefore, knowing that this is an indispensable tool to acquire knowledge, the study and understanding of Children’s Literature in the initial years of basic education are essential. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Leitura literária Literatura Infantil - Brasil BNCC - Literatura Infantil Literatura na educação infantil Literatura na pré-escola Formação de leitores Santa Luzia - MA Mediação docente Mediação da leitura Formação docente Cultura da escrita Cultura da leitura Prazer pela leitura Biblioteca Biblioteca escolar |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_BEATRIZ STEFANY DE HOLANDA LIMA_PEDAGOGIA UEMA_2024.2 - PDFA.pdf | PDFA | 767.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.