Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Beatriz Sthefane de Holanda-
dc.date.accessioned2025-05-01T00:53:52Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2025-05-01T00:53:52Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationLIMA, Beatriz Sthefane de Holanda. A literatura na Educação Infantil: contribuições para potencializar as aprendizagens e desenvolvimento das crianças. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4734pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4734-
dc.description.abstractThe present research aims to analyse and comprehend the Children’s Literature contributions to the learning and development of children in the initial years of basic education. It is a result of a qualitative research, a case study, conducted in a public school of Santa Luzia municipality, in the state of Maranhão. Initially, this research consists of the theoretical frame ofreference about Children’s Literature, its beginning, characteristics and relevance; followed by the concept of Children’s Literature as a pedagogical tool, identifying in the BNCC the grounding of said tool in the school environment. Thus, with the input of the theoretical basis of this research, a field research was conducted with teachers of Children’s Education. The result shows that teachers struggle with the use of literary text and that the school in which the research was made has little investment towards the development of Children’s Literature, therefore, knowing that this is an indispensable tool to acquire knowledge, the study and understanding of Children’s Literature in the initial years of basic education are essential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantil - Brasilpt_BR
dc.subjectBNCC - Literatura Infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura na educação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura na pré-escolapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectSanta Luzia - MApt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCultura da escritapt_BR
dc.subjectCultura da leiturapt_BR
dc.subjectPrazer pela leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleA literatura na Educação Infantil: contribuições para potencializar as aprendizagens e desenvolvimento das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2 341750030135514pt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231425678874513pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Suelma da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070848893612669pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Robson de Macêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7470810637303276pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Literatura Infantil nas aprendizagens e desenvolvimento das crianças nos anos iniciais da educação básica. A pesquisa é resultado de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, realizada em uma escola pública do município de Santa Luzia, Maranhão. Inicialmente, esse trabalho se constitui de referencial teórico sobre Literatura Infantil, seu início, característica e relevância; e após sobre o conceito de Literatura Infantil como instrumento pedagógico, identificando na BNCC (Brasil, 2018), a fundamentação desse instrumento no ambiente escolar. Dessa maneira, com a base teórica desse trabalho foi desenvolvido uma pesquisa de campo com os professores da Educação Infantil. O resultado mostra que os professores utilizam com dificuldade o texto literário e que a escola onde a pesquisa foi realizada possui pouco investimento para o desenvolvimento da Literatura Infantil, desta forma, sabendo que este é um instrumento indispensável para adquirir conhecimento, é fundamental o estudo e a compreensão da Literatura Infantil nos anos iniciais da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BEATRIZ STEFANY DE HOLANDA LIMA_PEDAGOGIA UEMA_2024.2 - PDFA.pdfPDFA767.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.