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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732
Título: | Educação e a Igualdade de gênero: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a extensão universitária |
Autor(es): | Sousa, Maria Juliana Pereira |
Orientador: | Pitanga, Carolina Vasconcelos |
Membro da Banca: | Ruivo, José Leonardo Annunziato |
Membro da Banca: | Nunes, Daniela de Fatima Ferraro |
Data do documento: | 2024-10-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso relata a intersecção entre gênero, pedagogias culturais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial nos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 5 (Igualdade de Gênero), dentro do contexto das práticas de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi analisada como as resoluções institucionais da UEMA, como as Resoluções Nº 1047/2021 e N.º 1050/2021, estão alinhadas com a Agenda 2030 e salienta quais desafios ainda persistem para a implementação prática dessas metas. Além disso, a pesquisa explora o papel das pedagogias culturais na desconstrução de normas de gênero e a sua importância na formação de uma educação mais inclusiva. A prática de extensão desenvolvida no projeto "CineSociológico" é discutida como uma ferramenta eficaz para estimular debates sobre gênero e sexualidade entre os estudantes do ensino médio, promovendo reflexões críticas sobre as desigualdades de gênero. O trabalho contribui para a compreensão de que a UEMA está comprometida com as metas da Agenda 2030 e demonstra a necessidade de um alinhamento mais próximo entre essas metas e as práticas pedagógicas cotidianas, sugerindo também a urgência de estudos sobre a implementação dessas pedagogias no currículo escolar. |
Resumo: | This course conclusion work reports on the intersection between gender, cultural pedagogies and the Sustainable Development Goals (SDGs), with a special focus on SDG 4 (Quality Education) and SDG 5 (Gender Equality), within the context of practices extension program at the State University of Maranhão (UEMA). It was analyzed how UEMA's institutional resolutions, such as Resolutions Nº. 1047/2021 and Nº. 1050/2021, are aligned with the 2030 Agenda and highlights which challenges still persist for the practical implementation of these goals. Furthermore, the research explores the role of cultural pedagogies in deconstructing gender norms and their importance in shaping a more inclusive education. The extension practice developed in the "CineSociológico" project is discussed as an effective tool to stimulate debates about gender and sexuality among high school students, promoting critical reflections on gender inequalities. The work contributes to the understanding that UEMA is committed to the goals of the 2030 Agenda and demonstrates the need for a closer alignment between these goals and everyday pedagogical practices, also suggesting the urgency of studies on the implementation of these pedagogies in the school curriculum |
Palavras-chave: | Pedagogia cultural Pedagogia - ODS ODS 4 Educação de Qualidade ODS 5 Igualdade de Gênero Agenda 2030 5 P's da sustentabilidade Estado da arte Michel Foucault Gênero no ambiente escolar Políticas públicas - igualdade Nº 1047/2021-CONSUN/UEMA N.º 1050/2021-CONSUN/UEMA UEMA e Agenda 2030 UEMA - ODS Atividades extensionistas - Santa Inês GeMiDi Justiça social - igualdade de gênero |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
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