Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Maria Juliana Pereira-
dc.date.accessioned2025-04-30T21:37:36Z-
dc.date.available2025-04-24-
dc.date.available2025-04-30T21:37:36Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Juliana Pereira. Educação e a Igualdade de gênero: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a extensão universitária.. 2024. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732-
dc.description.abstractThis course conclusion work reports on the intersection between gender, cultural pedagogies and the Sustainable Development Goals (SDGs), with a special focus on SDG 4 (Quality Education) and SDG 5 (Gender Equality), within the context of practices extension program at the State University of Maranhão (UEMA). It was analyzed how UEMA's institutional resolutions, such as Resolutions Nº. 1047/2021 and Nº. 1050/2021, are aligned with the 2030 Agenda and highlights which challenges still persist for the practical implementation of these goals. Furthermore, the research explores the role of cultural pedagogies in deconstructing gender norms and their importance in shaping a more inclusive education. The extension practice developed in the "CineSociológico" project is discussed as an effective tool to stimulate debates about gender and sexuality among high school students, promoting critical reflections on gender inequalities. The work contributes to the understanding that UEMA is committed to the goals of the 2030 Agenda and demonstrates the need for a closer alignment between these goals and everyday pedagogical practices, also suggesting the urgency of studies on the implementation of these pedagogies in the school curriculumpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectPedagogia - ODSpt_BR
dc.subjectODS 4pt_BR
dc.subjectEducação de Qualidadept_BR
dc.subjectODS 5pt_BR
dc.subjectIgualdade de Gêneropt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subject5 P's da sustentabilidadept_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectGênero no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - igualdadept_BR
dc.subjectNº 1047/2021-CONSUN/UEMApt_BR
dc.subjectN.º 1050/2021-CONSUN/UEMApt_BR
dc.subjectUEMA e Agenda 2030pt_BR
dc.subjectUEMA - ODSpt_BR
dc.subjectAtividades extensionistas - Santa Inêspt_BR
dc.subjectGeMiDipt_BR
dc.subjectJustiça social - igualdade de gêneropt_BR
dc.titleEducação e a Igualdade de gênero: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a extensão universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0315396508609302pt_BR
dc.contributor.advisor1Pitanga, Carolina Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264818776105852pt_BR
dc.contributor.referee1Ruivo, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Daniela de Fatima Ferraro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971635839899544pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso relata a intersecção entre gênero, pedagogias culturais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial nos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 5 (Igualdade de Gênero), dentro do contexto das práticas de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi analisada como as resoluções institucionais da UEMA, como as Resoluções Nº 1047/2021 e N.º 1050/2021, estão alinhadas com a Agenda 2030 e salienta quais desafios ainda persistem para a implementação prática dessas metas. Além disso, a pesquisa explora o papel das pedagogias culturais na desconstrução de normas de gênero e a sua importância na formação de uma educação mais inclusiva. A prática de extensão desenvolvida no projeto "CineSociológico" é discutida como uma ferramenta eficaz para estimular debates sobre gênero e sexualidade entre os estudantes do ensino médio, promovendo reflexões críticas sobre as desigualdades de gênero. O trabalho contribui para a compreensão de que a UEMA está comprometida com as metas da Agenda 2030 e demonstra a necessidade de um alinhamento mais próximo entre essas metas e as práticas pedagógicas cotidianas, sugerindo também a urgência de estudos sobre a implementação dessas pedagogias no currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _MARIA JULIANA PEREIRA SOUSA_PEDAGOGIA UEMA_2024.1 - PDFA.pdfPDFA648.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.