Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Maria Juliana Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T21:37:36Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24 | - |
dc.date.available | 2025-04-30T21:37:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria Juliana Pereira. Educação e a Igualdade de gênero: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a extensão universitária.. 2024. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4732 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work reports on the intersection between gender, cultural pedagogies and the Sustainable Development Goals (SDGs), with a special focus on SDG 4 (Quality Education) and SDG 5 (Gender Equality), within the context of practices extension program at the State University of Maranhão (UEMA). It was analyzed how UEMA's institutional resolutions, such as Resolutions Nº. 1047/2021 and Nº. 1050/2021, are aligned with the 2030 Agenda and highlights which challenges still persist for the practical implementation of these goals. Furthermore, the research explores the role of cultural pedagogies in deconstructing gender norms and their importance in shaping a more inclusive education. The extension practice developed in the "CineSociológico" project is discussed as an effective tool to stimulate debates about gender and sexuality among high school students, promoting critical reflections on gender inequalities. The work contributes to the understanding that UEMA is committed to the goals of the 2030 Agenda and demonstrates the need for a closer alignment between these goals and everyday pedagogical practices, also suggesting the urgency of studies on the implementation of these pedagogies in the school curriculum | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - ODS | pt_BR |
dc.subject | ODS 4 | pt_BR |
dc.subject | Educação de Qualidade | pt_BR |
dc.subject | ODS 5 | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject | 5 P's da sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Estado da arte | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Gênero no ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas - igualdade | pt_BR |
dc.subject | Nº 1047/2021-CONSUN/UEMA | pt_BR |
dc.subject | N.º 1050/2021-CONSUN/UEMA | pt_BR |
dc.subject | UEMA e Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject | UEMA - ODS | pt_BR |
dc.subject | Atividades extensionistas - Santa Inês | pt_BR |
dc.subject | GeMiDi | pt_BR |
dc.subject | Justiça social - igualdade de gênero | pt_BR |
dc.title | Educação e a Igualdade de gênero: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a extensão universitária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0315396508609302 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pitanga, Carolina Vasconcelos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0264818776105852 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ruivo, José Leonardo Annunziato | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3388116500631463 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Daniela de Fatima Ferraro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2971635839899544 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso relata a intersecção entre gênero, pedagogias culturais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial nos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 5 (Igualdade de Gênero), dentro do contexto das práticas de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi analisada como as resoluções institucionais da UEMA, como as Resoluções Nº 1047/2021 e N.º 1050/2021, estão alinhadas com a Agenda 2030 e salienta quais desafios ainda persistem para a implementação prática dessas metas. Além disso, a pesquisa explora o papel das pedagogias culturais na desconstrução de normas de gênero e a sua importância na formação de uma educação mais inclusiva. A prática de extensão desenvolvida no projeto "CineSociológico" é discutida como uma ferramenta eficaz para estimular debates sobre gênero e sexualidade entre os estudantes do ensino médio, promovendo reflexões críticas sobre as desigualdades de gênero. O trabalho contribui para a compreensão de que a UEMA está comprometida com as metas da Agenda 2030 e demonstra a necessidade de um alinhamento mais próximo entre essas metas e as práticas pedagógicas cotidianas, sugerindo também a urgência de estudos sobre a implementação dessas pedagogias no currículo escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santa Inês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _MARIA JULIANA PEREIRA SOUSA_PEDAGOGIA UEMA_2024.1 - PDFA.pdf | PDFA | 648.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.