Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4710
Título: | A gamificação como estratégia de ensino de conteúdos algébricos: uma proposta pedagógica para os anos finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Gamification as a strategy for teaching algebraic content: a pedagogical proposal for the final years of elementary school |
Autor(es): | Araújo, Isaac Ariel dos Santos |
Orientador: | Diniz, José Nilton Gonçalves |
Membro da Banca: | Alves, Carlindo Lisboa |
Membro da Banca: | Costa, Gilberto Penha |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar como a metodologia da gamificação pode servir de estratégia pedagógica para o ensino de conteúdos algébricos nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma intervenção pedagógica na Escola Comunitária do João de Deus, localizada em São Luís - MA, com a utilização de um aplicativo interativo visando promover maior motivação, engajamento e compreensão entre os alunos do oitavo e nono ano da instituição. O estudo fundamentou-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para abordar os conteúdos algébricos e em teorias como a Ludopedagogia, Autodeterminação e Aprendizagem Significativa, além da pesquisa de Fardo (2013) para afirmar a gamificação como uma estratégia pedagógica. A pesquisa foi elaborada com uma abordagem exploratória que relaciona a gamificação com o ensino de conteúdos algébricos e descreve as atividades realizadas durante a intervenção. Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos através das observações, quizz e o questionário aplicado com os alunos. Os achados indicaram que a gamificação contribuiu significativamente para a melhoria do comportamento e do interesse dos alunos nas aulas de matemática, facilitando a aprendizagem dos conceitos algébricos e consequentemente a compreensão dos alunos |
Resumo: | This course completion work sought to investigate how the Gamification methodology can serve as a pedagogical strategy for teaching algebraic content in the final years of elementary school. A pedagogical intervention was carried out at Escola Comunitária do João de Deus, located in São Luís - MA, using an interactive application to promote greater motivation, engagement, and understanding among the institution's eighth and ninth-grade students. The study was based on the National Common Curricular Base to explore algebraic content and theories such as Ludopedagogy, Self-Determination, and Meaningful Learning, in addition to research by Fardo (2013) to affirm gamification as a pedagogical strategy. The research was developed with an exploratory approach based on bibliographical research that relates gamification to the teaching of algebraic content and describes the activities carried out during the intervention. Qualitative and quantitative analyses were conducted on the data obtained through observations, quizzes, and the questionnaire applied to the students. The findings indicated that gamification significantly contributed to improving students' behavior and interest in mathematics classes, facilitating the learning of algebraic concepts and consequently students' understanding. |
Palavras-chave: | Gamificação Estratégia Pedagógica Conteúdos Algébricos Motivação Gamificação Pedagogical Strategy Algebraic Contents Motivation |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC – ISAAC ARIEL DOS SANTOS ARAÚJO – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2024 (2).pdf | PDF A | 726.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.