Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4640
Título: | O devir-negro como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil: considerações a partir de Achille Mbembe |
Título(s) alternativo(s): | Becoming-black as a category of analysis for teaching philosophy in Brazil: considerations based on Achille Mbembe Devenir noir comme catégorie d'analyse pour l'enseignement de la philosophie en Brésil : réflexions autour d'Achille Mbembe |
Autor(es): | Coêlho, Thales da Cunha |
Orientador: | Dantas, José Carlos de Castro |
Membro da Banca: | Borralho, José Henrique de Paula |
Membro da Banca: | Rodrigues Junior, Edward Pereira |
Data do documento: | 2024-08-16 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada “O DEVIR-NEGRO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: Considerações a partir de Achille Mbembe”, tem como questão norteadora: como o Devir-negro de Achille Mbembe pode ser usada como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil? Para se operacionalizar o processo, tivemos como objetivos específicos: Caracterizar o Devir-Negro de Achille Mbembe e suas repercussões; Especificar na trajetória do ensino de filosofia no Brasil, sua relação com as questões étnico-raciais e Relacionar a categoria de Achille Mbembe de Devir-negro interligado a outros autores como Fanon e Foucault à prática pedagógico-educacional do ensino de filosofia no Brasil e sua postura perante o grave problema do racismo. Como escolha metodológica, foi utilizada uma análise hermenêutica crítica, partindo principalmente da obra Crítica da Razão Negra (2014) de Achille Mbembe, fazendo um diálogo com autores da pedagogia, história, antropologia, no sentido de enriquecer o olhar acerca dessa problemática tão complexa. Como resultados, obtivemos que falar acerca do devir-negro em Achille Mbembe, envolve principalmente considerar as categorias subjacentes: Razão Negra, Negro, África e Raça. O filósofo nos proporciona um olhar acurado acerca dos modos como os discursos filosóficos no decorrer da modernidade, criaram narrativas que não apenas estigmatizaram os corpos negros, como perpetuaram estruturas de poder que contemporaneamente são descritas enquanto racismo estrutural. Nesse ensejo, para pensarmos o ensino da filosofia a partir do devir-negro, devemos considerar a própria origem da educação no contexto brasileiro, remontando ao processo da educação colonial, e ao epistemicídio enquanto elemento ainda presente. Por fim, mostrou-se necessário também, considerarmos que uma proposta pautada no devir-negro, deve partir de uma postura educacional crítica de base decolonial e reflexiva, considerando o que Silvio Gallo trouxe como filosofia menor, além de levar em conta a identidade desses alunos, as políticas afirmativas no âmbito educacional, e por fim, uma perspectiva multiculturalista que leve em conta a diversidade cultural e de pensamento do nosso país. Em suma, um ensino de filosofia engajado em debates étnico-raciais deve propor-se mudanças sociais concretas, logo, o(a) professor(a) de filosofia, deve ter consigo uma postura antirracista ativa e constante. |
Palavras-chave: | Devir-negro - Achille Mbembe Ensino de filosofia Racismo Achille Mbembe - crítica e interpretação Educação Análise hermenêutica crítica Razão negra Racismo estrutural Relações étnico-raciais Identidade negra e ensino de filosofia Devenir noir - Achille Mbembe Enseigner la philosophie Racisme Achille Mbembe - critique et interprétation Éducation Analyse herméneutique critique Raison noire Racisme structurel Relations ethnico-raciales Identité noire et philosophie de l'enseignement Becoming-black - Achille Mbembe Teaching philosophy Racism Achille Mbembe - criticism and interpretation Critical hermeneutic analysis Black reason Structural racism Ethnic-racial relations Black identity and teaching philosophy Filósofo camaronês Achille Mbembe |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - THALES DA CUNHA COÊLHO - LICENCI. FILOSOFIA CECEN UEMA 2023.pdf | PDF A | 489.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.