Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Coêlho, Thales da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T12:57:24Z | - |
dc.date.available | 2025-04-16 | - |
dc.date.available | 2025-04-16T12:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
dc.identifier.citation | COÊLHO, Thales da Cunha. Nome do Autor. O devir-negro como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil: considerações a partir de Achille Mbembe. 2024. 67f. Monografia (Curso de Licenciatura em Filosofia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4640 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4640 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Devir-negro - Achille Mbembe | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Achille Mbembe - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Análise hermenêutica crítica | pt_BR |
dc.subject | Razão negra | pt_BR |
dc.subject | Racismo estrutural | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra e ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Devenir noir - Achille Mbembe | pt_BR |
dc.subject | Enseigner la philosophie | pt_BR |
dc.subject | Racisme | pt_BR |
dc.subject | Achille Mbembe - critique et interprétation | pt_BR |
dc.subject | Éducation | pt_BR |
dc.subject | Analyse herméneutique critique | pt_BR |
dc.subject | Raison noire | pt_BR |
dc.subject | Racisme structurel | pt_BR |
dc.subject | Relations ethnico-raciales | pt_BR |
dc.subject | Identité noire et philosophie de l'enseignement | pt_BR |
dc.subject | Becoming-black - Achille Mbembe | pt_BR |
dc.subject | Teaching philosophy | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Achille Mbembe - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Critical hermeneutic analysis | pt_BR |
dc.subject | Black reason | pt_BR |
dc.subject | Structural racism | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Black identity and teaching philosophy | pt_BR |
dc.subject | Filósofo camaronês Achille Mbembe | pt_BR |
dc.title | O devir-negro como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil: considerações a partir de Achille Mbembe | pt_BR |
dc.title.alternative | Becoming-black as a category of analysis for teaching philosophy in Brazil: considerations based on Achille Mbembe | pt_BR |
dc.title.alternative | Devenir noir comme catégorie d'analyse pour l'enseignement de la philosophie en Brésil : réflexions autour d'Achille Mbembe | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | COELHO, T. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1038941434385458 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dantas, José Carlos de Castro | - |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, J. C. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6108625523325213 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borralho, José Henrique de Paula | - |
dc.contributor.referee1ID | BORRALHO, J. H. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3035097546855789 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues Junior, Edward Pereira | - |
dc.contributor.referee2ID | RODRIGUES JUNIOR, E. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5153662922203936 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada “O DEVIR-NEGRO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: Considerações a partir de Achille Mbembe”, tem como questão norteadora: como o Devir-negro de Achille Mbembe pode ser usada como categoria de análise para o ensino de filosofia no Brasil? Para se operacionalizar o processo, tivemos como objetivos específicos: Caracterizar o Devir-Negro de Achille Mbembe e suas repercussões; Especificar na trajetória do ensino de filosofia no Brasil, sua relação com as questões étnico-raciais e Relacionar a categoria de Achille Mbembe de Devir-negro interligado a outros autores como Fanon e Foucault à prática pedagógico-educacional do ensino de filosofia no Brasil e sua postura perante o grave problema do racismo. Como escolha metodológica, foi utilizada uma análise hermenêutica crítica, partindo principalmente da obra Crítica da Razão Negra (2014) de Achille Mbembe, fazendo um diálogo com autores da pedagogia, história, antropologia, no sentido de enriquecer o olhar acerca dessa problemática tão complexa. Como resultados, obtivemos que falar acerca do devir-negro em Achille Mbembe, envolve principalmente considerar as categorias subjacentes: Razão Negra, Negro, África e Raça. O filósofo nos proporciona um olhar acurado acerca dos modos como os discursos filosóficos no decorrer da modernidade, criaram narrativas que não apenas estigmatizaram os corpos negros, como perpetuaram estruturas de poder que contemporaneamente são descritas enquanto racismo estrutural. Nesse ensejo, para pensarmos o ensino da filosofia a partir do devir-negro, devemos considerar a própria origem da educação no contexto brasileiro, remontando ao processo da educação colonial, e ao epistemicídio enquanto elemento ainda presente. Por fim, mostrou-se necessário também, considerarmos que uma proposta pautada no devir-negro, deve partir de uma postura educacional crítica de base decolonial e reflexiva, considerando o que Silvio Gallo trouxe como filosofia menor, além de levar em conta a identidade desses alunos, as políticas afirmativas no âmbito educacional, e por fim, uma perspectiva multiculturalista que leve em conta a diversidade cultural e de pensamento do nosso país. Em suma, um ensino de filosofia engajado em debates étnico-raciais deve propor-se mudanças sociais concretas, logo, o(a) professor(a) de filosofia, deve ter consigo uma postura antirracista ativa e constante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.description.résumé | Cette recherche intitulée « LE DEVENIR NOIR COMME CATÉGORIE D'ANALYSE POUR L'ENSEIGNEMENT DE LA PHILOSOPHIE AU BRÉSIL : Considérations d'Achille Mbembe », a pour question directrice : comment le Devenir noir d'Achille Mbembe peut être utilisé comme catégorie d'analyse pour l'enseignement de la philosophie au Brésil.?. Pour opérationnaliser la démarche, nous avions les objectifs spécifiques suivants : Caractériser le Devenir-Noir d'Achille Mbembe et ses répercussions ; Préciser la trajectoire de l'enseignement de la philosophie au Brésil, ses relations avec les questions ethnico-raciales et relier la catégorie de Devir-negro d'Achille Mbembe liée à d'autres auteurs tels que Fanon et Foucault à la pratique pédagogique et éducative de l'enseignement de la philosophie au Brésil et sa position envers le grave problème de racisme. Comme choix méthodologique, une analyse herméneutique critique a été utilisée, à partir principalement de l'ouvrage Crítica da Razão Negra (2014) d'Achille Mbembe, créant un dialogue avec des auteurs de pédagogie, d'histoire, d'anthropologie, afin d'enrichir la perspective sur ce sujet très complexe. problème. Comme résultats, nous avons obtenu que parler du devenir-noir chez Achille Mbembe implique principalement de considérer les catégories sous-jacentes : Noir Raison, Noir, Afrique et Race. Le philosophe nous donne un aperçu précis de la manière dont les discours philosophiques à travers la modernité ont créé des récits qui non seulement stigmatisent les corps noirs, mais perpétuent également les structures de pouvoir qui sont actuellement décrites comme un racisme structurel. En ce sens, pour penser l‟enseignement de la philosophie dans la perspective du devenir-noir, il faut considérer l‟origine même de l‟éducation dans le contexte brésilien, en remontant au processus d‟éducation coloniale, et à l‟épistémicide comme élément encore présent. présent. Enfin, il s'est avéré également nécessaire de considérer qu'une proposition basée sur le devenir-noir doit provenir d'une position éducative critique avec une base décoloniale et réflexive, en considérant ce que Silvio Gallo a apporté comme philosophie mineure, en plus de prendre en compte l'identité de ces étudiants, des politiques positives dans le domaine éducatif et enfin, une perspective multiculturaliste qui prend en compte la diversité culturelle et de pensée de notre pays. En bref, l'enseignement de la philosophie engagé dans des débats ethnico-raciaux doit proposer des changements sociaux concrets, c'est pourquoi le professeur de philosophie doit avoir une position antiraciste active et constante. | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - THALES DA CUNHA COÊLHO - LICENCI. FILOSOFIA CECEN UEMA 2023.pdf | PDF A | 489.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.