Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4632
Título: | Implantação das trilhas ecológicas e disseminação da educação ambiental através do ecoturismo |
Título(s) alternativo(s): | Implementation of ecological trails and dissemination of environmental education through ecotourism |
Autor(es): | Almeida Júnior, Ronaldo Ribeiro |
Orientador: | Pessoa, Diana Valadares |
Membro da Banca: | Alves, Fabiana Castro |
Membro da Banca: | Mendes, Maysa Aparecida Mendes |
Data do documento: | 2025-01-01 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A educação ambiental vem se tornando um assunto de extrema importância na formação e sensibilização de pessoas a cerca de se proteger, cuidar do meio ambiente, preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável, sempre buscando a sadia qualidade de vida dos mesmos. Dessa forma, a educação Ambiental por meio do Ecoturismo surgiu como uma alternativa eficaz nesse sentido, se apresentando como instrumentos ideais, por oferecerem contato direto com diversos elementos naturais de forma dinâmica e interligada, favorecendo uma íntima relação entre o participante e os componentes naturais. Em virtude do exposto, este trabalho tem por objetivo a implantação das trilhas ecológicas como meio disseminador da Educação Ambiental através do Ecoturismo. O trabalho foi executado na área de campo da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, localizada na zona urbana do município de São Bento - MA. A presente pesquisa é classificada como descritiva, que contou com atividade de campo, buscando caracterizar a área de estudo e conhecer a biodiversidade presente dela. Foram implantados um total de 3 trilhas, os quais receberam os nomes de: 1° trilha da Nascente viva, 2° trilha EcoViva, 3° trilha do Dendê. Além disso, no percurso foram identificados principalmente espécies da flora como o Ananás, Caraguatá, Dendê e Babaçu. Já com relação a fauna presente no percurso, se destacam a Abelha Africanizada, Bicho Preguiça e borboletas. Após a implantação, foram realizadas um total de 6 visitas, de escolas próximas e algumas de outros municípios, alcançando um total de 330 alunos. Desta forma, este estudo foi e será utilizado como uma ferramenta disseminadora para a educação ambiental, tornando as trilhas ecológicas não apenas acessos aos atrativos locais, e sim um espaço sócio-ambiental que pode ser compreendido e sentido pelo visitante |
Resumo: | Environmental education has become an extremely important subject in training and raising awareness among people about protecting themselves, caring for the environment, preserving natural resources and promoting sustainable development, always seeking to healthy quality of life for them. In this way, Environmental education through Ecotourism emerged to an effective alternative in this sense, presenting itself as ideal instruments, to they offer direct contact with various natural elements in to dynamic and interconnected way, favoring an intimate relationship between the participant and the natural components. Due to the above, this work aims to implantation ecological trails to the means of disseminating Environmental Education through Ecotourism. The work was carried out in the field area of the State University of Maranhão-UEMA, located in the urban area of the municipality of São Bento - MA. This research is classified as descriptive, which included field activities, seeking to characterize the study area and learn about its biodiversity. A total of 3 trails were implemented, which were named: 1st Nascente viva trail, 2nd EcoViva trail, 3rd Dendê trail. Furthermore, mainly flora species were identified along the route, such as Ananás, Caraguatá, Dendê and Babaçu. Regarding the fauna present on the route, the African Bee, Sloth and butterflies stand out. After implementation, a total of 6 visits were made to nearby schools and some from other municipalities, reaching a total of 330 students. In this way, this study was and will be used as a disseminator tool for environmental education, making ecological trails not just access to local attractions, but a socio-environmental space that can be understood and felt by the visitor |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Lazer Natureza Sustentabilidade Educação ambiental Recursos naturais Development Nature Environmental education Leisure Sustainability natural resources |
Aparece nas coleções: | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Campus São Bento - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - RONALDO RIBEIRO ALMEIDA JÚNIOR - SÃO BENTO - UEMA 2024.pdf | PDF A | 3.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.