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Título: O pensamento higienista de educação em José Veríssimo e a formação da criança
Autor(es): Sousa, Marlucy do Socorro Aragão de
Melo, Dorilene Pantoja
Data do documento: 2013-06-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente artigo objetiva discorrer sobre o pensamento higienistaa de educação proposto por José Veríssimo em sua obra Educação Nacional, mais especificamente no capítulo IV, que trata da Educação Física. Através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, abordaremos questões importantes para o bom entendimento da concepção de higienismo e sua relação com os projetos de Educação Nacional no final do século XIX e início do século XX, que tinham como objetivo uma modificação do comportamento da população brasileira. Lançamos como questão orientadora deste estudo: como as idéias higienistas estão representadas no pensamento educacional de José Veríssimo e na formação da criança, especificamente em sua obra A Educação Nacional? Constatou-se que, para Veríssimo, a incorporação da disciplina, da higiene e de exercicíos físicos no currículo escolar tem como base uma teoria científica (Higienismo) que instituiu a higiene como característica de civilidade, para tanto desenvolveu uma série de medida de intervenção do corpo do homem moderno.
Palavras-chave: Educação
José Veríssimo
Educação Física
Higiene
Século XIX
Século XX
Formação da criança
Currículo escolar
Education
Physical education
Hygiene
Child training
School curriculum
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

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