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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600
Título: | O pensamento higienista de educação em José Veríssimo e a formação da criança |
Autor(es): | Sousa, Marlucy do Socorro Aragão de Melo, Dorilene Pantoja |
Data do documento: | 2013-06-07 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente artigo objetiva discorrer sobre o pensamento higienistaa de educação proposto por José Veríssimo em sua obra Educação Nacional, mais especificamente no capítulo IV, que trata da Educação Física. Através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, abordaremos questões importantes para o bom entendimento da concepção de higienismo e sua relação com os projetos de Educação Nacional no final do século XIX e início do século XX, que tinham como objetivo uma modificação do comportamento da população brasileira. Lançamos como questão orientadora deste estudo: como as idéias higienistas estão representadas no pensamento educacional de José Veríssimo e na formação da criança, especificamente em sua obra A Educação Nacional? Constatou-se que, para Veríssimo, a incorporação da disciplina, da higiene e de exercicíos físicos no currículo escolar tem como base uma teoria científica (Higienismo) que instituiu a higiene como característica de civilidade, para tanto desenvolveu uma série de medida de intervenção do corpo do homem moderno. |
Palavras-chave: | Educação José Veríssimo Educação Física Higiene Século XIX Século XX Formação da criança Currículo escolar Education Physical education Hygiene Child training School curriculum |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
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O PENSAMENTO HIGIENISTA DA EDUCAÇÃO - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf | 233.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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