Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Marlucy do Socorro Aragão de-
dc.creatorMelo, Dorilene Pantoja-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:36:13Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T20:36:13Z-
dc.date.issued2013-06-07-
dc.identifier.citationSOUSA, Marlucy do Socorro Aragão de; MELO, Dorilene Pantoja. O pensamento higienista de educação em José Veríssimo e a formação da criança. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIXpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJosé Veríssimopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectSéculo XXpt_BR
dc.subjectFormação da criançapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectHygienept_BR
dc.subjectChild trainingpt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.titleO pensamento higienista de educação em José Veríssimo e a formação da criançapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva discorrer sobre o pensamento higienistaa de educação proposto por José Veríssimo em sua obra Educação Nacional, mais especificamente no capítulo IV, que trata da Educação Física. Através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, abordaremos questões importantes para o bom entendimento da concepção de higienismo e sua relação com os projetos de Educação Nacional no final do século XIX e início do século XX, que tinham como objetivo uma modificação do comportamento da população brasileira. Lançamos como questão orientadora deste estudo: como as idéias higienistas estão representadas no pensamento educacional de José Veríssimo e na formação da criança, especificamente em sua obra A Educação Nacional? Constatou-se que, para Veríssimo, a incorporação da disciplina, da higiene e de exercicíos físicos no currículo escolar tem como base uma teoria científica (Higienismo) que instituiu a higiene como característica de civilidade, para tanto desenvolveu uma série de medida de intervenção do corpo do homem moderno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PENSAMENTO HIGIENISTA DA EDUCAÇÃO - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf233.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.