Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Marlucy do Socorro Aragão de | - |
dc.creator | Melo, Dorilene Pantoja | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T20:36:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T20:36:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Marlucy do Socorro Aragão de; MELO, Dorilene Pantoja. O pensamento higienista de educação em José Veríssimo e a formação da criança. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4600 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIX | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | José Veríssimo | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Higiene | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.subject | Século XX | pt_BR |
dc.subject | Formação da criança | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Hygiene | pt_BR |
dc.subject | Child training | pt_BR |
dc.subject | School curriculum | pt_BR |
dc.title | O pensamento higienista de educação em José Veríssimo e a formação da criança | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva discorrer sobre o pensamento higienistaa de educação proposto por José Veríssimo em sua obra Educação Nacional, mais especificamente no capítulo IV, que trata da Educação Física. Através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, abordaremos questões importantes para o bom entendimento da concepção de higienismo e sua relação com os projetos de Educação Nacional no final do século XIX e início do século XX, que tinham como objetivo uma modificação do comportamento da população brasileira. Lançamos como questão orientadora deste estudo: como as idéias higienistas estão representadas no pensamento educacional de José Veríssimo e na formação da criança, especificamente em sua obra A Educação Nacional? Constatou-se que, para Veríssimo, a incorporação da disciplina, da higiene e de exercicíos físicos no currículo escolar tem como base uma teoria científica (Higienismo) que instituiu a higiene como característica de civilidade, para tanto desenvolveu uma série de medida de intervenção do corpo do homem moderno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PENSAMENTO HIGIENISTA DA EDUCAÇÃO - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf | 233.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.