Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/46
Título: Problematizando a teoria da história do ensino de história: práticas pedagógicas de professores de história do ensino médio da cidade de Bacabal, Maranhão
Autor(es): Soares, Germeson Azevedo
Data do documento: 2016-10-14
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo de base teórico-conceitual acerca da problematização da teoria da História no ensino da História teve como objetivo geral analisar como se deu o processo de formação dos professores de História do Centro de Ensino Estado do Ceará e de que forma ele interfere na prática docente, adotou-se como referência metodológica entrevistas com os professores de História que compõem o quadro geral desse campo nos três turnos escolares. Discute a priori a importância de se conhecer e dominar a Teoria da História, assim como as principais correntes historiográficas aplicadas no ensino de História na educação básica. Analisou-se também o processo de formação de professores de História com ênfase nos cursos em regime regular intensivo que ocorria no período de férias, assim como a importância de não se contentar com a formação inicial, mas, buscar por meio de formações continuadas mecanismos que permita ao professor refletir sua prática docente como um processo contínuo e que possa responder aos dilemas da contemporaneidade. A partir da análise empírica foi possível perceber que as professoras de História da escola citada não dominam as teorias da História e as correntes historiográficas, pois as aprendizagens recebidas durante a formação inicial – graduação – não foram suficientes para que tivessem uma prática pedagógica na qual se fizesse perceber o domínio das teorias utilizadas no ensino de História. Em razão das dificuldades demonstradas pelos professores decidiu-se elaborar uma proposta pedagógica que minimizasse a problemática constatada
Palavras-chave: Ensino de História
Teoria da História e Historiografia
Formação docente
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERMESON AZEVEDO SOARES.pdf2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.