Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/448
Título: Avaliação da resposta de três classes de solo ao uso de fontes alternativas de corretivo da acidez e de fósforo.
Autor(es): Costa, Marlon Gomes da
Data do documento: 2011
Editor: UEMA
Resumo: A acidez do solo, alta toxicidade por alumínio (Al3+) e a baixa disponibilidade de fósforo (P) são os principais fatores limitantes na produção agrícola nos trópicos. Estes problemas são mitigados com aplicação de corretivos da acidez e fertilizantes fosfatados. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do uso de pó de marga (PM) como corretivo de acidez e fosfato natural de Trauíra (FNT) como fonte de fósforo para três diferentes classes de solo, ARGISSOLO ACIZENTADO, VERTISSOLO HIDROMÓRFICO e PLINTOSSOLO ARGILÚVICO. O experimento foi instalado em duas etapas: inicialmente, foi usado esquema fatorial 3 x 3 x 5 (dois corretivos: carbonato de cálcio – CC, pó de marga – PM e solo sem correção – SC; três classes de solos e cinco períodos de incubação: 30, 45, 60, 75 e 90 dias, com quinze repetições); na fase seguinte, foram aplicadas doses de fósforo nos vasos e plantado milho, em esquema fatorial 3 x 3 x 5 (os três corretivos citados; os três solos e cinco doses de fósforo: 15 mg dm-3 de fosfato natural de Trauíra (FNT) , 30 mg dm-3 de FNT, 45 mg dm-3 de FNT, 45 mg dm-3 de superfosfato triplo (SFT) e testemunha, sem fósforo. O PM foi eficiente na elevação do pH e redução da acidez potencial para as três classes de solos avaliadas, superando o CC e o tratamento sem corretivo, com potencialidade de uso como corretivo do solo. As maiores respostas no cultivo do milho ocorreram no Vertissolo na produção de massa de matéria seca, concentração, estoque e eficiências de uso e recuperação de P, que pode estar relacionado à constituição química deste solo que apresenta altos teores de nutrientes, principalmente Ca2+ e Mg2+ . Apesar de não ter superado o SFT, o FNT apresentou resultados satisfatórios para as variáveis avaliadas, principalmente para o Vertissolo, até equiparando-se em alguns casos ao SFT. Nas três classes de solos, as doses de FNT superaram o tratamento sem fósforo, para a maioria das variáveis avaliados. As interações de PM combinado com FNT apresentaram resultados inferiores às demais combinações para a maioria das variáveis avaliadas. O uso do FNT mostrou-se como alternativa às fontes solúveis, com respostas positivas no desenvolvimento do milho, sem muita diferença entre as doses, o que pode ser um fator importante na escolha desta fonte.
Palavras-chave: Acidez do solo
Pó de marga
Fosfato natural de Trauíra
Solos tropicais
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLON GOMES DA COSTA.pdf900.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.